PASSA-SE O PONTO

A compra de uma unidade de franquia uma solução para quem tem interesse em uma região que já não pode ter novas unidades da mesma rede, por exemplo. Mas, como em todo negócio, existem vantagens e desvantagens e prudência é aconselhada.

Antes de tomar qualquer inciativa, é importante saber qual o motivo da venda. Verifique muito bem as informações que lhe serão apresentadas. Certos motivos podem depor contra a viabilidade do negócio, mas há motivos que são pessoais e nada desmerecem o empreendimento. O dono anterior pode ter adquirido a franquia e não ter se adaptado ao ritmo de trabalho imposto por ela, por exemplo. Pode ser um bom negócio, mas esse proprietário não gostava de trabalhar nos finais de semana. Ou dividia o empreendimento com a esposa e se separou, para citar outro caso comum. Note que esses motivos não dizem nada sobre a viabilidade ou não do negócio.

Mas há outros motivos que são ruins, por isso, verifique se o proprietário anterior não está se desfazendo do negócio porque “queimou o ponto”, isto é, prejudicou o local comercialmente devido a um contínuo mau atendimento, por exemplo.

Carteira de clientes: uma vantagem
O primeiro fator que pode atrair interessados na aquisição de uma franquia já em funcionamento é a possibilidade de contar com uma clientela já existente.

Segundo especialistas, apesar de ter um custo mais alto, uma franquia em operação tem o retorno do investimento em um prazo menor, justamente devido a uma carteira de clientes.

Mas atenção à saúde financeira da unidade 

É imprescindível que você tenha acesso aos números de faturamento e de despesas da franquia. Verifique as planilhas para avaliar a saúde financeira do negócio. Além disso, você deve fazer um comparativo com os dados que foram projetados pelo franqueador para ver se se aplicam na prática.

Especialistas recomendam o acompanhamento de uma auditoria contábil e jurídica para avaliar todos os aspectos do negócio e evitar tributos e riscos trabalhistas pré-existentes. Caso seja identificado algum risco ou impostos e obrigações a pagar, o valor total deve ser descontado do preço e quitado, para assegurar que a compra não traga encargos inesperados.

Deve-se verificar o contrato de locação para saber se se o proprietário do imóvel aceita a troca do locatário e se irá manter as mesmas condições contratadas anteriormente.

E é claro, vale a pena conversar com os outros franqueados da rede também para saber como é o dia a dia e se as expectativas correspondem à realidade.

E a taxa de franquia?
Se o negócio já está em funcionamento, você não terá que pagar taxa de franquia, certo? Errado. Isso porque a franqueadora terá que arcar com os custos de um novo treinamento para transmitir seu know-how para outro empreendedor. Assim, a taxa de franquia terá que ser cobrada outra vez. Tenha isso em mente também ao adquirir esse negócio e sucesso!

Leia nosso artigo sobre o Trespasse de Franquias. Leitura obrigatória para quem precisa entender a fundo.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Vectors by Vecteezy.com