Os erros que você deve evitar ao abrir uma franquia

Apesar das franquias oferecerem maior segurança para o empresário, quando são comparadas ao modelo de negócio de quem abre uma empresa completamente do zero, é importante lembrar que ainda assim elas também possuem seus riscos e por isto, alguns cuidados devem ser adotados antes de se lançar neste empreendimento.

Para ajudar você a minimizar as chances de problemas, separamos uma lista com os principais erros que deve evitar para que sua franquia seja bem sucedida. Entre eles estão:

A Escolha do ponto comercial errado
O ponto comercial é uma das decisões mais importantes a serem tomadas, logo na fase inicial. Esta escolha pode influenciar em mais de 50% nas chances de sucesso ou fracasso de uma franquia, isto porque o ponto errado, não atrairá os clientes certos e impedirá o desenvolvimento do negócio.

Nesta escolha é fundamental entender o perfil de negócio da franquia, entender o plano de negócios e desenvolvimento da rede e contar com o suporte e orientações do franqueador. Tome muito cuidado para não usar como critério principal o preço, pois neste caso, o barato pode acabar saindo muito caro a médio e longo prazo.

O ideal é analisar bem a praça, a concorrência, o perfil do público local e do que está de passagem pela localização e ao iniciar a negociação do aluguel ou compra do ponto, seja estratégico e avalie as cláusulas e condições contratuais com a ajuda de um advogado.

Foco no potencial da franquia sem ter o perfil ideal
Muitas franquias vêm fazendo muito sucesso ou até mesmo possuem um grande potencial de mercado e isto pode acabar lhe atraindo. Apesar destas chances de sucesso, fique atento pois nem todas as “boas oportunidades” aparentes podem ser o melhor para você.

No momento da decisão de compra da franquia, você precisa levar em consideração não apenas os números e lucros que a rede vem apresentando, é preciso analisar se seu perfil se encaixa no perfil de franqueado ideal esperado pela rede.

Nem pense em mentir sobre seus dados e características, nem tampouco omita informações durante o processo seletivo, pois o grande prejudicado será você mesmo. Por mais lucrativa que seja a franquia, se você não tem paixão pelo que faz, ou não possui o perfil certo para administrá-la, a falência ocorrerá rapidamente.

Lembre-se: o segredo do sucesso está no seu empenho, dedicação e paixão pelo que faz!

Insubordinação ou dificuldades para seguir regras
Se você possui dificuldades em seguir regras, nem pense em abrir uma franquia. Apesar de se tornar dono e responder de forma independente pela pessoa jurídica constituída, um franqueado precisará sim, seguir as instruções do franqueador e manter o padrão indicado pela rede.

Não adianta querer abrir sua própria franquia e depois realizar alterações no padrão de gestão e atendimento, por exemplo, sem comunicar ao franqueador e sem obter sua aprovação. Se já no início acredita que esta dificuldade pode existir, pense mais um pouco e analise a possibilidade de abrir uma empresa independente.

Problemas com relacionamentos
Um franqueado precisa ser uma pessoa que ama pessoas, independente do segmento pelo qual ele optar. Isto é importante porque o seu sucesso jamais será possível sozinho. Como dono de franquia você precisará se relacionar constantemente com o franqueador, seus parceiros franqueados da rede, clientes e funcionários.

Quanto melhor for a gestão destes contatos e construção de relacionamentos, com o mínimo de confrontos possível, maiores serão suas chances de prosperar neste mercado.

Não calcular o capital de giro e perder controle das finanças
Um erro muito comum a inciantes é pensar que o capital inicial necessário será apenas a quantia para pagar a taxa da franquia. Infelizmente não é bem por aí. É preciso analisar a viabilidade e necessidades financeiras do negócio com o máximo de calma possível.

Além do valor para pagar a taxa de franquia será necessário reservar vaores também para o capital de giro e ainda uma reserva para emergências, especialmente nos primeiros meses, que serão os mais difíceis, por envolverem a implantação da franquia e a adaptação do novo franqueado.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!