Oportunidade: Mercado de franquias em aeroportos

No próximo dia 17 de setembro até o dia 19 será promovida a Airport Infra Expo 2014, um evento sobre o desenvolvimento do setor aeroportuário, com muitas oportunidades, presença de autoridades, rodadas de negociação e intercâmbios de conhecimentos que ditarão os próximos passos do setor.

O Brasil foi escolhido como cede do evento tendo em vista os grandes eventos promovidos como Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016. Estes eventos se tornaram credenciais para que o país fosse palco de um evento tão grandioso, capaz de atrair e ditar tendências de muitos negócios.

Especialmente no setor aeroportuário onde se encontram as maiores vitrines para turistas, empresas e grande público em geral, as oportunidades de negócio crescem cada dia mais. E o mercado de franquias está atento para aproveitar esta onda de crescimento e investimentos.

De acordo com dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), há previsão de crescimento neste setor em torno de 5%, número animador quando comparado com a estagnação constatada em 2013. 

Levando-se em consideração o estímulo de abertura de franquias dado pela parceria entre a Infraero – estatal responsável pela regulação do setor aeroportuário – e a ABF (Associação Brasileira de Franchisng), o interesse de empreendedores franqueados cresce a cada dia.

O mercado de franquias em aeroportos ainda possui muito espaço para investimentos. Apenas 23% dos pontos comerciais em aeroportos são franqueados, restando assim, uma fatia muito grande a ser explorada.

6 Principais vantagens e desvantagens de ter franquias em aeroportos:

Vantagens

1- Maior retorno financeiro – O tíket médio das vendas aumenta, pois neste ambiente os preços são costumeiramente mais elevados que em outras unidades, com isto há maior retorno e lucratividade quando comparado com demais unidades.

2- Favorecimento de estratégias de mercado – A maior visiblidade da marca, com sua visualização e conhecimento por públicos de diferentes origens pode auxiliar em estratégias de expansão da empresa nacional e internacionalmente.

3- Acesso à públicos diferenciados – Com acesso a um público com perfil diferenciado, poder aquisitivo maior e com mais acessibilidade aos seus produtos ou serviços, é possível trabalhar com maior segmentação e redefinir sua posição no mercado para alcançar novos mercados.

Desvantagens

1- Valores elevados de investimento –  Para quem deseja investir na abertura de franquias em aeroportos, é preciso estar ciente de que o custo de instalação de franquias pode ser três vezes maior que o valor para a abertura de uma loja em shopping, por exemplo, mesmo assim, o valor elevado do retorno pode compensar estes custos iniciais.

2- Obediência às regras do setor – Para abrir sua franquia em aeroportos é preciso estar atento e conhecer todos os detalhes e procedimentos necessários para sua abertura. Há diretrizes presentes na Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações), que devem ser seguidas para estar em acordo com as exigências relativas à habilitação jurídica, regularidade fiscal e qualificação econômica financeira, por exemplo.

3 – Altos investimentos em capacitação – Pela possibilidade de relacionamento com públicos de origens distintas, é preciso capacitar sempre a equipe não somente com relação à idiomas, mas também com esclarecimentos culturais para melhor satisfazer os clientes. De todo modo, estes investimentos quando bem planejados podem se tornar também, poderosos diferenciais competitivos.

 Clique aqui para receber mais informações: http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter