O que torna um franqueado o melhor de sua rede?

Para premiar e reconhecer os melhores franqueados da rede, a Água Doce Sabores do Brasil, eleita em 2013 a melhor franqueadora do País pela ABF e especializada no melhor da comida brasileira, lançou em novembro do ano passado o Programa de Excelência da Água Doce (PEAD). O programa visa incentivar e premiar as boas práticas na rede, bem como valorizar e buscar a excelência, aperfeiçoando as operações e, consequentemente, fortalecendo a lucratividade das franquias.

O resultado de 2015 foi divulgado no último dia 19, durante a 21ª Confrágua, Convenção dos Franqueados da Água Doce Sabores do Brasil, realizada em Itapeva (MG).

A unidade de Cotia conquistou o primeiro lugar no Programa de Excelência da Água Doce. Em segundo e terceiro, ficaram Jaú e Suzano. Também figuraram entre os dez primeiros Guarulhos, São Carlos, Tupã, Piracicaba, Mogi Mirim, Barretos e Guarapuava.

Todos os 10 vencedores foram premiados com brindes e terão destaque no site da rede. Também receberam a placa da Excelência. Com validade de um ano, poderão ostentar em suas unidades para informar a seus clientes que eles estão em um restaurante “top 10” da rede Água Doce.

Os três primeiros colocados, de Cotia, Jaú e Suzano, foram agraciados ainda com a participação e hospedagem pagas na próxima Confrágua, custos com consultoria de campo em 2016 e participação no Pós-NRA da ABF. Já a unidade de Cotia ganhou também a participação na Convenção da ABF de 2016, com aéreo e hospedagem pagos integralmente pela franqueadora.

Veja depoimentos dos três primeiros colocados no PEAD:

Jorge Fernando Pereira de Carvalho e João Luis Simonacci, sócios-franqueadores da unidade de Cotia: comprometimento que faz a diferença
“Ao longo deste ano, investimos fortemente na qualificação e treinamento para oferecer um atendimento eficaz aos clientes. Na cozinha, focamos na qualidade dos itens recomendados pela franqueadora. No salão, promovemos ações para fidelizar clientes antigos e cativar os novos.
Fizemos muitas promoções de segunda-feira a sexta-feira para aumentar o faturamento nestes dias.
Também reformamos a casa. Ampliamos os banheiros, trocamos os pisos e pintamos a unidade com uma cor mais alegre e aconchegante.
Contamos com o total apoio da franqueadora e isso nos torna franqueados melhores e mais motivados. Todas as artes das ações de marketing são feitas pela equipe da franqueadora, bem como os treinamentos para garçons e cozinheiros, que acontecem pelas mãos dos consultores da franquia. 50% do sucesso se deve ao nosso trabalho e os outros 50%, ao apoio oferecido pela franqueadora.
Nosso comprometimento é total e isso também faz a diferença, pois não ficamos trancados no escritório. Participamos ativamente dos negócios sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia”.

Angela Esteves e Suely Souza, sócias-franqueadas de Jaú: pioneirismo em promoções e seleção criteriosa de colaboradores
“O nosso diferencial é o foco na qualidade do atendimento e dos produtos, de acordo com as orientações passadas pela franqueadora. Para isso, engajamos os colaboradores com incentivos quando as metas são alcançadas – elas são atingíveis, o que os estimula ainda mais.
Em nossa casa, o cliente é atendido por colaboradores que ostentam um sorriso no rosto. Somos criteriosas com o processo seletivo de novos funcionários. Quando há problema com algum cliente, temos um colaborador treinado especialmente para resolver a questão da melhor forma.
Além disso, investimos também em benfeitorias – equipamentos e reformas prediais – o que colaborou bastante para passar aos clientes uma imagem de comprometimento com o negócio.
Estamos sempre nos organizando para cortar o que pode ser cortado, controlando bem as compras, em tempos de crise, principalmente.
Fazemos promoções constantes – aliás, somos pioneiras nesse quesito, pois a quarta-feira com 50% de desconto começou em nossa unidade como um atrativo para alcançarmos os clientes do interior, que não possuem o hábito de sair durante a semana.
Gostar do que se faz realmente nos torna boas franqueadas, pois vestimos a camisa da franquia e amamos cuidar dos negócios com dedicação e presença constantes”.

Marcelo Eduardo de Faria Oliveira, franqueador de Suzano: persistência, foco e colaboradores parceiros
“Para enquadrar a unidade no padrão da franquia, fiz muitas reformas e treinamentos com colaboradores para que a qualidade do atendimento e dos produtos fosse mantida. Também foquei em promoções e propagandas, o que, consequentemente, aumentou as vendas e a lucratividade da unidade.
Não há segredo, apenas persistência e foco no trabalho para que os resultados saiam cada vez melhores. Meus colaboradores realmente ajudam em tudo, sabem de todas as ações que acontecem e irão acontecer; me ajudam em decisões, somos uma ‘consciência coletiva’, o que torna o trabalho cada vez mais eficaz.
Além disso, a gestão da franquia é feita com planilhas disponibilizadas pela franqueadora, com dados quantitativos e qualitativos, que mostram o que acontece em cada setor. Esse monitoramento é essencial para que os resultados sejam acompanhados e mantidos”.

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