O mercado de açaí mostra sua força

Em tempos de crise, o mercado de alimentação vem ganhando força e destaque em todo o País com crescimento de quase 10% ao ano. Você pode comprovar esses dados em sua própria cidade. Perceba que há muitos restaurantes, bares e lanchonetes sempre cheios, mesmo com o valor do produto não sendo o mais acessível.

O Mercado de Franquias é outro que não para de crescer. Atualmente, o Brasil conta com mais de 3.000 marcas e centenas de milhares de franquias por todo o país. Esse crescimento se dá pela segurança oferecida de um negócio já testado, aumentando consideravelmente as chances de sucesso do franqueado à frente de uma operação.

Há mais de 20 anos o Açaí é sucesso absoluto. Hoje, o Açaí é consumido não somente por ser associado a uma alimentação saudável, mas pelo sabor, foi massificado como uma sobremesa refrescante e repleta de possibilidades de acompanhamentos. Açaí é hoje uma paixão nacional.

Pensando em tantas possibilidades, Wagner e Damares criaram na pequena, porém progressista, cidade de Guaíra, interior de São Paulo, a marca Crocoberry. O casal iniciou seus negócios sem muita pretensão e alcançou o patamar de franquia de sucesso. “Vimos o crescimento do consumo do açaí e enxergamos grande potencial para nossa cidade, nem pensávamos em franquia, mas aconteceu naturalmente”, conta Damares.

A Crocoberry é um exemplo de modelo de negócio compacto, porém inteligente em sua expansão. “Na formatação do negócio como franquia, foi pensado uma forma de suprir a sazonalidade não só anual, mas diária do negócio. Um negócio sustentável tem que vender da hora que abre à hora que fecha, respeitando, é claro, os picos de horário. Pra isso, desenvolvemos um cardápio de mix complementar com mistos, sobremesas e cafeteria integrada”, conta Lucas Atanazio Vetorasso, estrategista da área de franquias e CEO do Grupo ATNZO, responsável pela formatação da franquia Crocoberry.

Uma empresa jovem e dinâmica que assumiu um ritmo de crescimento acelerado no último ano, a marca também atua com outro diferencial competitivo, o açaí self-service.  no próprio local. Unindo os fatores acima à todo o suporte e dedicação que serão desempenhados pela Franqueadora, as chances de sucesso da Crocoberry são muito grandes.

“É importante saber nos destacar em um mercado com risco de saturação em várias praças, para isso, contamos com equipe de desenvolvimento de produtos que chamam a atenção dos clientes pelo sabor, qualidade e estética. Conseguimos conquistar uma boa fatia do mercado e hoje nossa loja piloto é sucesso absoluto na região, assim como nossas franquias”, explica Wagner.

Na nova economia inovar é a palavra de ordem para conquistar o crescimento de uma marca e mantê-la à frente em seu ramo de atuação. Inovar traz reforços expressivos. Hoje o consumidor tem muitas opções e os diferenciais competitivos das marcas precisam ser cada vez mais claros. O mais do mesmo não atende às expectativas do consumidor e um processo estruturado de inovação, com recursos financeiros e de pessoas destinados a isso como estratégia é fundamental.