O Custo do Aluguel e sua interferência na abertura de franquias

A abertura de franquias envolve diversos custos. O empreendedor deve avaliar muito bem todas as variáveis para garantir o controle do seu orçamento especialmente na inicial. Uma análise detalhada antes da escolha do ponto comercial pode garantir a sobrevivência e viabilidade do negócio.

Diante das variações do mercado imobiliário, os valores do aluguel seguiram uma tendência de crescimento até 2014, especialmente em grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro.

Com o boom da construção civil, desde 2012 houve um aumento da oferta, devido a vários novos empreendimentos. De acordo com um levantamento realizado pela Real Estate Report, desenvolvido pela EY, multinacional de auditoria e consultoria, há expectativa de diminuição deste ritmo de obras para 2015.

Este cenário, que deve se estender entre 2015 e 2017, afetará diretamente o custo do aluguel e o valor das vendas. Ambos deverão ficar mais caros, pois a queda nas construções não acompanhará o ritmo da demanda que deverá ser cada dia maior.

Nas grandes capitais como São Paulo e Rio de janeiro, a concorrência a procura do ponto comercial ideal promete ser ainda mais acirrada e com custos mais elevados. O mesmo levantamento também indica uma relação de oferta de 1,5 milhão de m², enquanto a previsão de demanda deve alcançar 1,8 milhão de m², no próximo ano.

Como impedir que os custos do aluguel atrapalhem a abertura de franquias?

Embora a realidade do mercado estime um custo médio de R$ 180,00 por m² a partir de 2015, em regiões metropolitanas como o Rio de Janeiro, é possível tomar medidas para evitar que o custo do aluguel inviabilize a abertura de franquias, para isto, siga as seguintes recomendações:

Solicite a ajuda do franqueador para escolher o ponto comercial ideal

Muitos franqueadores já oferecem este tipo de suporte, portanto, aproveite ao máximo esta oportunidade, estude os dados, usufrua do know-how oferecido por ele e não deixe de contar com a ajuda e opiniões de franqueados mais antigos para se sentir seguro nesta decisão.

Analise a abertura de franquias no interior

Nem sempre as grandes capitais são a melhor opção para abertura de franquias. Optar pelo aluguel de um ponto comercial no interior pode ajudar seu negócio na conquista de mercado e público mais competitivo com menor custo que em locais já encharcados de ofertas.

Pesquise e conheça bem os custos médios de aluguel da região

Pesquisar nunca será o bastante. Para evitar ser seduzido por ofertas tentadoras, não se canse de visitar inúmeros imóveis, pesquisar com corretores e negociar bastante. Especialmente para abertura de franquias, estar seguro quanto à escolha final e ter argumentos embasados nos dados do mercado garantirá economias e vantagens extremamente competitivas.

Analise as condições do imóvel e negocie custos do ponto comercial

Em muitos casos poderá ser necessária uma reforma antes de abrir as portas efetivamente, por isto, após analisar todas as possibilidades anteriores, não deixe de incluir em seu check-list, uma vistoria completa nas instalações e caso precise fazer reparos, negocie os custos para conseguir abatimento no valor do aluguel. 

Clique aqui para receber mais informações:  http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter