Na contramão da crise: franquia home-office de turismo é a melhor opção de investimento

O ano de 2015 não está sendo fácil para ninguém. Infelizmente, estamos vivendo dias de incerteza. A economia dá fortes sinais de retração e várias empresas anunciaram demissões em massa. O índice de desemprego já aumentou, a última taxa divulgada pelo o IBGE, foi de 7,9%, para os três primeiros meses do ano. Mas, o que parece um grande cenário de incertezas, pode ser, na verdade, uma grande oportunidade. Muitas pessoas procuram investir o dinheiro do acerto e do FGTS em um negócio próprio. Nesse cenário, as franquias surgem como uma excelente oportunidade.

De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), somente no primeiro trimestre de 2015, o faturamento do setor cresceu 9,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda de acordo com o levantamento, um dos segmentos que puxou a alta foi o de lazer, com expansão de 14%.

Isso acontece devido a uma mudança comportamental dos brasileiros que estão incorporando novos hábitos em sua rotina, que consideram como essenciais e não pretendem abrir mão. Um exemplo é a viagem de férias. O orçamento da família destinado a esse propósito pode até diminuir, mas dificilmente eles deixarão de curtir os dias de descanso.

Para aqueles que querem fugir da crise, o setor de franquias home-office dentro desses segmentos que estão crescendo pode ser a melhor opção. Como o modelo já foi testado e aprovado, os riscos de não dar certo são infinitamente menores. Em geral, essas microfranquias tem investimento inicial de no máximo 10 mil reais, dinheiro que muitas vezes pode ser advindo de uma rescisão de trabalho ou fundo de garantia.

Uma das maiores vantagens desse modelo é o fato de não ser necessário se comprometer com os custos de aluguel e infraestrutura de um ponto comercial. Tudo pode ser feito de dentro da casa do próprio franqueado. Isso representa uma grande economia, em especial nas capitais, onde os custos de locação de um imóvel são altíssimos.

Henrique Mol é especialista em turismo e sócio-fundador da Encontre Sua Viagem, franquia de turismo.

InformaMidia

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito