My Robot School: escola de robótica e programação, com presença mundial, chega ao Brasil

A Coreia do Sul, um dos países mais bem avaliados no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), exame aplicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apostou no investimento em educação e, além de disciplinas como matemática, português e ciências, introduziu em seu currículo o propósito de ensinar, compreender e aprender para a vida toda. Não à toa, atingiu um expressivo desenvolvimento socioeconômico e educacional.

A My Robot School, rede de franquias de escolas de robótica e programação, que nasceu na Coreia do Sul em 2008, passa a atuar no Brasil por meio de uma parceria com o empresário Rafael Oliveira, CEO da marca para a América Latina, formado em Ciências da Computação e com experiência no segmento de franquias e escolas de robótica. A My Robot School no Brasil e na América Latina terá como gestor da marca Edson Machado, que foi responsável por campanhas e performances de três marcas profissionalizantes brasileiras de grande expressão.

A expansão da rede My Robot School na América Latina começa pelo Brasil. A intenção é acompanhar o crescimento global deste segmento educacional. A rede está em 16 países, como China, Austrália, Rússia, Espanha, Israel, entre outros, com uma média de 30 unidades em cada país, num total de mais de 350 unidades espalhadas pelo mundo.

No Brasil, a My Robot School já nasce com a expectativa de 50 unidades para 2019, em todas as regiões do país, especialmente em cidades com mais de 40 mil habitantes. A projeção de crescimento é de 80 % até o segundo ano de atividade, e de 50% nos anos subsequentes. Com apenas dois meses de atuação da rede no Brasil, a My Robot School já conta com várias franquias vendidas nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal.

Benefícios para os franqueados

O objetivo da rede é proporcionar sustentabilidade para o franqueado, com investimento menor do que o praticado no mercado de franquias similares (tecnologia, robótica, programação e educação). O valor médio para o investimento da franquia é de R$ 49 mil, para unidades (imóvel ou sala comercial) de 60 m².

“A proposta é oferecer ao franqueado um sistema inovador de ensino de robótica e programação, seguindo o padrão das demais franquias da rede, com kits próprios da marca. Para o Brasil, vamos trabalhar com materiais didáticos adequados e dar suporte comercial, pedagógico e administrativo. Esse modelo de negócio permite ao franqueado atingir o ponto de equilíbrio em um curto espaço de tempo”, explica Edson Machado. A expectativa é de que o franqueado com duzentos alunos em sua unidade tenha uma lucratividade em torno de 35%.

Metodologia de Ensino

Embora seja um sistema de franquia importado, para o Brasil a metodologia de ensino da My Robot School foi pensada de acordo e em sintonia com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

E, além do domínio da tecnologia em si, quer reforçar habilidades, como criatividade, raciocínio lógico e autoconfiança. “O nosso projeto pedagógico visa ensinar robótica e programação pensando no futuro e, ao mesmo tempo, ajuda a desenvolver habilidades socioemocionais, empreendedorismo e autonomia e resolução de problemas”, diz Edson Machado.

Para o CEO da marca para a América Latina, Rafael Oliveira, a robótica e a programação são reforços importantes para crianças e adolescentes porque preparam para a inovação e para a cultura digital. “Existem estudos que apontam que até 2030 aproximadamente 85% das profissões serão novas, ou seja, ainda nem foram inventadas. E os princípios da robótica e da programação serão utilizados nessas profissões futuras, independentemente da área”, afirma o empresário.

Oportunidades

A franquia também está selecionando instituições para levar a oportunidade de bolsas 100% gratuitas. Outra oportunidade oferecida pela My Robot School é que os alunos matriculados poderão participar das etapas regionais e da nacional de um dos maiores eventos de robótica do mundo, o IYRC (International Youth Robot Competition), podendo ainda levá-los para a etapa final do mundial, que este ano será realizada na Coreia do Sul.

Os cursos da My Robot School têm duração de 12 meses e são divididos em três módulos: My Robot First, para crianças não alfabetizadas de 4 até 6 anos; My Robot One, para crianças de até 10 anos, e o My Robot Tech, a partir dos 11 anos.