Mudanças de hábitos alavancam serviços de lavanderia

Fazer mais em menos tempo, esse é o dogma dos tempos modernos.

 A rotina corrida, distribuída entre casa, trabalho e até mesmo estudos tem feito com que muitos optem por serviços diversos para concluir as tarefas do dia a dia. Compondo esse cenário, a busca por lavanderias profissionais tem crescido muito no mercado brasileiro.

Esse tipo de serviço está cada vez mais acessível, basta observar as diversas opções de produtos, planos controle, agregadas as diversas campanhas promocionais das lojas. Exemplo disso é a Quality Lavanderia, rede de franquias com mais de 20 anos no mercado e premiada 11 vezes pela ABF, com o Selo de Excelência. A demanda nas lojas da rede tem crescido bastante nos últimos anos. “A mudança nos hábitos dos brasileiros refletiu no mercado, e consequentemente resultou na tendência de maior consumo dos serviços das lavanderias. E ainda há um grande potencial a ser explorado. Sabemos que, no mínimo, 20% da população economicamente ativa do país é cliente em potencial para as lavanderias, segundo dados do Sindilav”, comenta Danielle Denys, gerente de marketing da Quality Lavanderia, marca pertencente ao Grupo Acerte.

Aos poucos, a cultura por lavar roupa fora de casa se molda aos costumes do brasileiro, seja pela higienização adequada de diferentes tipos de roupas e tecidos ou pela praticidade e economia, evitando também o consumo de água e energia elétrica.  “As pessoas precisam ser multitarefas ao longo do dia, por isso, a lavanderia se torna o braço direito dos clientes, facilitando a atividade doméstica de lavar as roupas”, completa Danielle.

Além da mudança nos hábitos do consumidor, há outros pontos que impulsionam o crescimento de uso das lavanderias e do mercado como um todo:

Moradias mais compactas. Principalmente nos apartamentos, os espaços destinados à área de serviço estão cada vez menores, ou inexistentes, o que impossibilita lavar um volume maior de roupas ou peças maiores, como tapetes, cortinas, toalhas de mesa e cobertores, dentro de casa. Há necessidade de buscar uma alternativa que facilite esta tarefa.

Moda. As tendências de vestuário mudam regularmente, apresentando cores, formatos e tecidos diversos ao mercado – muitas vezes, até customizados com pedrarias, estampas ou detonação. Essa variedade exige um cuidado especial durante o processo de lavar, secar, passar, e a separação por tipo de peça se faz necessária para que o processo de higienização seja bem feito e mantenha a integridade e beleza dos tecidos. Caso contrário, manchas e distorção de tamanho podem acontecer.

Consumo consciente e sustentável. Comprar produtos e utilizar serviços oriundos de empresas com responsabilidade social tem sido um dos fatores dominantes na escolha dos clientes. Diante das inúmeras ações para a economia de água e preservação do meio ambiente, muitas alternativas têm se firmado, e a lavagem profissional é uma delas. Segundo dado do Sindilav, em uma lavanderia profissional, o consumo de água é 40% menor do que em casa, com a capacidade de lavar mais peças ao mesmo tempo. Além disso, o descarte adequado dos resíduos de produtos utilizados evita a poluição do meio ambiente.

Qualidade de vida. É o famoso “unir o útil ao agradável”. De um lado, as vantagens listadas acima, do outro, o ganho de tempo para os clientes realizarem as atividades de sua preferência. “Pensando nestes fatores, e em proporcionar maior qualidade de vida aos clientes, a Quality Lavanderia apresentou o novo conceito de comunicação para 2018: “Dê mais Quality para a sua vida” que traduz todos estes benefícios”, conclui Danielle.