Micro no nome, macro em perspectivas de expansão

Calvície, sobrancelhas, estrias, manchas, olheiras… Seja qual for o problema, ele pode ser respondido com uma única palavra: micropigmentação.

Este é o método que a pioneira desse mercado no Brasil, Vanessa Silveira, trouxe da Alemanha. Formada em Relações Públicas, ela queria abrir seu próprio negócio na área de Beleza, mas não queria aderir ao que já existia no Brasil, como clínicas de estética, salões de beleza ou correções apenas de sobrancelhas, por exemplo. Foi então que ela conheceu a micropigmentação e a micropintura – técnicas inovadoras que fazem cobertura de áreas da pele para correção de imperfeições, como as citadas acima, além de cicatrizes e até mesmo auréolas de seios que passaram por cirurgias de mastectomia.

De volta ao Brasil, em 2008 abriu sua primeira clínica, no bairro do Morumbi, em São Paulo e depois de 5 anos inaugurou sua segunda unidade, na Vila Madalena. Com apenas 2 unidades, em 2014, a Clínica Vanessa Silveira faturou R$ 1,6 milhões.

Hoje já existem duas franquias comercializadas – em Porto Alegre e Campo Grande – e a empresária passou o ano de 2014 formatando sua empresa franqueadora para difundir ainda mais suas técnicas e chegar a diversos estados brasileiros, alcançando cidades a partir de 150 mil habitantes com o modelo tradicional de franquia. Já as localidades de menor porte, com até 150 mil habitantes, receberão o modelo recém criado de microfranquia. Ou seja, a micropigmentação se prepara para virar algo “macro”.

Conversamos com a empreendedora Vanessa Silveira para saber mais sobre seus planos de expansão.

Mapa das Franquias: Os brasileiros são muito vaidosos? Como nosso mercado recebeu essa inovação na área da estética?

Vanessa Silveira: Sem dúvida, somos um povo muito vaidoso. Poder corrigir defeitos como cicatrizes, manchas ,estrias e calvícies é algo que qualquer pessoa vaidosa quer ter como opção de tratamento.

Mapa das Franquias: Qual é o principal diferencial da micropigmentação em relação ao que já existe no mercado?

Vanessa Silveira: Antigamente para se curar uma cicatriz era necessário uma cirurgia plástica ou implantes capilares. A micropigmentação possibilitou corrigir esses pequenos defeitos de uma forma muito mais barata e rápida com um resultado que traz extrema satisfação quem se submete a esses procedimentos.

Mapa das Franquias: Existe alguma dificuldade ao apresentar uma novidade como micropigmentação aos novos franqueados? E para vender a ideia ao consumidor, qual a estratégia?

Vanessa Silveira: Não temos nenhuma dificuldade pois a rede Vanessa Silveira é referência na área e frequentemente sou convidada para falar do assunto em programas de televisão e revistas do segmento de beleza.

Mapa das Franquias: Quais são os planos de expansão e onde a franquia deve estar nos próximos cinco anos?

Vanessa Silveira: Temos por objetivo estarmos em todas as capitais brasileiras em um prazo de 5 anos.

Mapa das Franquias: Como são selecionados e treinados os novos franqueados?

Vanessa Silveira: Buscamos pessoas que sejam empreendedores e que gostam de trabalhar com beleza e bem estar. Damos todo apoio a mulheres que como eu querem ter seu próprio negócio e melhor, um negócio de sucesso. Damos um treinamento completo não somente para as técnicas em micropigmentação mas para todos os envolvidos na equipe. Tornamos o franqueado apto para gerir a franquia com excelência nos resultados e com muita lucratividade.

Mapa das Franquias: É necessário ter formação médica para se tornar um franqueado?

Vanessa Silveira: Para ser um(a) franqueado(a) da rede Clínicas Vanessa Silveira, não há a necessidade de formação da área médica; os conhecimentos estéticos necessários para a operação e realização dos procedimentos que oferecemos são transmitidos em nossos treinamentos, qualificando satisfatoriamente o(a) franqueado(a) e sua equipe para realização das atividades da clínica e atendimento aos clientes. Trazemos mais rentabilidade para nosso franqueado, pois não trabalhamos apenas com sobrancelhas. Atuamos na área estética e paramédica. A lucratividade vem pois não existe alguém que não tenha uma cicatriz ou um pequeno defeito que não queira corrigir. Sobre o investimento, se hoje alguém for investir o valor da Franquia em uma poupança ou um outro fundo de renda fixa, irá obter em torno de 1% de lucro. No caso das clínicas Vanessa Silveira, com o mesmo valor de investimento o franqueado obtém 30% de lucro líquido. Com certeza é um ótimo negócio!

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito