Mercado de Franquias em Santa Catarina cresce 22% em 2018

Segundo o mais recente balanço divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado de franquias em Santa Catarina aumentou 22% em número de redes, atingindo o patamar de 546 marcas operando no estado. Além disso, em números de unidades expandiu 20%, com 4.170 operações de franquias. Em relação ao faturamento, o mercado catarinense chegou a cerca de R$ 6,8 bilhões em 2018. Esse valor representa um crescimento de 10% em relação ao ano passado.

Assim como em todo o País, o segmento de Alimentação em Santa Catarina  foi um dos destaques atuando em 26,9% do Estado, seguido dos segmentos Saúde, Beleza e Bem-Estar (19,6%) e Serviços Educacionais (14,3%). Esses números revelam que o estado está alinhado com o mercado nacional. No Franchising, o segmento de Alimentação oferece diversas oportunidades de negócios. Sendo um mercado promissor, conheça algumas marcas que atuam no estado:

Jin Jin

A maior rede de culinária asiática em shoppings do Brasil, pertence à Holding Halipar. Com 76 unidades distribuídas em 12 estados brasileiros, sendo duas unidades em Santa Catarina, a Jin Jin está em franca expansão. A rede possui dois modelos bem atrativos. Lojas Tradicionais com o valor de investimento aproximado de R$ 400 mil e o modelo de negócio quiosque que foi pensando para investidores que optam por uma opção mais acessível com um investimento a partir de R$ 200mil. O quiosque é totalmente modular, o que permite diversas opções de locais para implantação.

Água Doce Sabores do Brasil

A Água Doce Sabores do Brasil, rede de franquias de alimentação fundada em Tupã, no interior de São Paulo, tem 75 pontos de operação, com duas unidades localizadas em Santa Catarina: uma em Chapecó e outra em Jaraguá do Sul. A rede registrou um crescimento de 9% no faturamento em 2018 e tem como projeção um aumento de 15% no faturamento em 2019. Para este ano, a franqueadora abrirá a expansão da marca Rei do Escondidinho, inspirada no prato que é referência e carro-chefe nas unidades da Água Doce: o escondidinho. Os franqueados que desejam investir nesta nova marca podem optar por diferentes modelos de negócios, como lojas voltadas às praças de alimentação de shopping centers, quiosques e food trucks. São esperadas, ao menos, cinco lojas da Água Doce Sabores do Brasil, 15 da Água Doce Express e cinco do Rei do Escondidinho até o final do ano.

Divino Fogão

O Divino Fogão conta com 186 unidades espalhadas pelo Brasil, sendo seis delas no estado de Santa Catarina, localizadas em: Joinville, Balneário Camboriú, São José e Florianópolis. A rede de comida da fazenda está com um plano de expansão que projeta a abertura de, ao menos, seis unidades em 2019. A marca tem como foco a implantação de novos pontos de operação nas regiões Sudeste e Nordeste. “Após a divulgação dos dados, estamos otimistas com a melhora do cenário econômico. Mesmo em um período difícil, como foi 2018, conseguimos fechar o ano com um aumento de 10% no faturamento da rede. Esperamos fechar 2019 com um incremento de 15% no faturamento”, revela o fundador e presidente, Reinaldo Varela.