Mercado brasileiro de franquia garante know how diferenciado

Quando se fala em franquia e a parcela que este segmento representa a economia do país uma conclusão é unânime: o know how adquirido pelos empresários brasileiros nas últimas duas décadas é um dos melhores do mundo.

O modelo de negócios utilizado no Brasil cresce em ritmo acelerado. De acordo com dados do setor, cerca de três unidades franqueadas são abertas por hora no país. E os interessados em investir buscam vantagens atraentes, como menor risco para quem não tem experiência, linha de crédito facilitada e retorno mais rápido do que em negócios independentes. Para o franqueador, significa expandir a marca com o capital de um investidor. O valor a ser desembolsado pelo franqueado varia entre R$ 20 mil e R$ 3 milhões.

Um dos bons exemplos em nosso mercado é a rede de restaurante Giraffas, nascida em Brasília na década de 80. Atualmente, com 410 unidades espalhadas pelos 26 estados do País e outras seis no exterior (cinco lojas próprias em Miami e uma em Orlando), tornou-se um dos símbolos do franchising brasiliense. Outras marcas mais recentes como Sushiloko, Quiznos Sub, Brasil Vexado e Xis Gaúcho engrossam a lista das empresas vindas de terras brasilienses.

A rede Loja das Torcidas iniciou o ano a todo vapor e nos meses de janeiro e fevereiro inaugurou três novas unidades nas capitais Maceió, Belém e Recife. Para Samadhi Müller, diretor da rede Loja das Torcidas, o crescimento do potencial de consumo dessas regiões é indiscutível. Para ele, o desenvolvimento da população no Norte e Nordeste e a ascensão das classes C e D são os maiores fatores responsáveis por levar empreendedores a investir em franquias nestas regiões.

Sob o comando dos empresários Daniel Guimarães e Samadhi Müller, a Loja das Torcidas nasceu no final de 2012, na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. A receptividade do público pelo comércio superou as expectativas em apenas seis meses e fez com que o negócio, então, começasse a atuar no mundo do franchising no primeiro semestre de 2013.

Com dois modelos de negócio – loja fixa e quiosque – a rede oferece um mix com mais de três mil itens voltados aos principais clubes de futebol do país.

Lançada em junho de 2013, a rede já comercializou 20 unidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Alagoas, Pará e Pernambuco. O investimento inicial para obter uma franquia da rede é de R$ 123 mil e o retorno pode ser obtido de 12 a 18 meses. A meta de expansão é de 70 unidades franqueadas até a Copa do Mundo.