Marko Porto: o idealizador do Spa das Sobrancelhas

Para o empreendedor, master coaching e palestrante, Marko Porto, de 49 anos, a ousadia é parte daquelas pessoas que são vencedoras, e ousar foi um dos degraus que o levaram ao sucesso.

Depois de duas tentativas frustradas de ter um novo negócio, em 2007, ao lado da mulher Jane Muniz, o empresário abriu a maior rede de franquias de embelezamento do olhar do Brasil, o Spa das Sobrancelhas. Atualmente, Porto é o presidente e sócio-fundador do Grupo Beauty, holding que controla as marcas Instituto Muniz Porto (Centro de Formação em Beleza), Epilare Spa, Célula Franchising, Smalt Club, Sacra Logístca e, claro, o Spa das Sobrancelhas, que conta com mais de 400 franquias já abertas por todo o país, e com faturamento em 2016 de R$ 93 milhões. 

A história de Marko e de Jane no mundo dos negócios começou quando os dois abriram juntos o primeiro salão no Méier, na Zona Norte do Rio de Janeiro, mas o estabelecimento fechou as portas. Mais uma vez, porém, o casal soube identificar e aproveitar as oportunidades. Jane reabriu e recomeçou aos poucos. Foi nessa época que Porto, também cabeleireiro e maquiador, juntamente com a mulher, criou o conceito de embelezamento do olhar. Hoje, a rede atende mais de 200 mil clientes por mês. No início, eram 200 mensais. Nascido no Rio de Janeiro, Porto mora atualmente em Vassouras, no interior do estado.

– Não desistir é o segredo, mas também é misturado com muito trabalho e muito suor. O importante também é você ser apaixonado pelo que faz – sintetiza Marko,lembrando que a rede começou o processo de expansão no fim de 2012 com 160 unidades e chegou ao fim de 2013 com 300 lojas no formato unidade. Hoje a marca conta também com quiosques que podem ser implementados em lugares de alta circulação de pessoas e pouco espaço.

Formado pela Academia Brasileira de Coaching, Porto também atua como personal coach e palestrante. O tema que guia todas as suas palestras é o motivacional, Marko acredita que para realizar qualquer tarefa com sucesso é necessário trazer o foco da energia das pessoas para a atividade a ser executada. 

Seu princípio é tirar as pessoas da zona de conforto para conseguir trazê-las para o seu propósito de vida. Com isso, desenvolve palestras que servem tanto para gestão de negócios, especialmente para franqueadoras e franqueados, como para motivação pessoal e profissional de equipes.