Marketing para redes de franquias: conheça os melhores investimentos para o setor

Publicado em 13/06/2016 por Imprensa

Por Diego Simioni, administrador de empresas e sócio-fundador da GOAKIRA, consultoria empresarial especializada em franquias e varejo.

Assim como em qualquer outro modelo de negócio, o marketing tem um papel fundamental na consolidação e no crescimento de uma rede de franquias. Portanto, esse é um investimento que nunca deve ser cortado do seu planejamento financeiro, mesmo em tempos difíceis. Isso porque, a economia que será gerada em curto prazo irá impactar negativamente nas suas vendas pouco tempo depois. O que você precisa fazer é potencializar seus resultados optando por estratégias que sejam assertivas para o seu segmento.


Tratando-se do franchising algumas ações são essenciais para fortalecer a imagem da marca, assim como atrair clientes finais para os franqueados. Confira!


Otimize sua presença online – hoje em dia, se uma pessoa busca por seu produto ou solução e não encontra  sua marca, pode esquecer, dificilmente você irá conseguir atrair novos clientes para o seu negócio.  Portanto, antes de qualquer coisa, você deve investir na consolidação da sua presença online. 


Comece criando uma boa webpage, direcionada para interessados em abrir uma franquia. A maneira mais rápida de atrair fluxo de visitantes para o site é através da mídia paga, como por exemplo anúncios no Google Adwords. Assim você irá colocar sua marca em contato direto com o público que está buscando opções relacionadas ao seu negócio. Outra estratégia fundamental é ter uma boa gestão nas redes sociais, assim será possível promover sua marca e interagir com seu público alvo de uma maneira bem natural. Também é de extrema importância ter um site de qualidade, responsivo e com uma página especialmente dedicada a informações sobre a franquia.


Não se esqueça do público interno – ninguém vende mais franquia do um franqueado satisfeito, por isso, nunca deixe de investir em ações de endomarketing. Apresente os resultados da marca, promova premiações, reconheça seu trabalho, invista em sua capacitação. Assim, ele irá se esforçar cada vez mais para fazer sua unidade crescer e, ao mesmo tempo, poderá se tornar um verdadeiro embaixador da sua marca.


Seja referência no seu segmento – para criar autoridade e credibilidade no mercado é imprescindível que você invista em assessoria de imprensa. Ao aparecer de forma espontânea, ou seja, sem pagar por anúncios, em jornais, revistas, TV e blogs de sucesso, sua marca irá se tornar conhecida e lembrada pelos consumidores, fazendo com que eles atribuam valores à empresa e, consequentemente, construam uma imagem da organização.


O que poucas pessoas sabem é que essa visibilidade pode contribuir, e muito, na atração de leads para o funil de vendas das franquias. Uma vez que, quanto mais pessoas conhecem a sua marca, mais fácil será chegar aos clientes que tem interesse em comprar seu produto ou serviço.


Participe de feiras de negócios – o setor de franquias está demostrando resiliência em meio a atual crise econômica. No primeiro trimestre desse ano, o setor apresentou um crescimento de quase três mil unidades franqueadas. Por isso, participar de feiras de negócios é uma estratégia interessante para atrair público para sua marca. Um evento como a ABF Franchising Expo, por exemplo, que acontece na semana que vem, coloca sua franquia em contato com mais de 60 mil possíveis interessados. Nesse caso, apesar do investimento ser bem maior do que as demais ações, trata-se de uma excelente opção para as marcas que buscam expandir a rede.


Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquias , Marketing para franquias , Gestão de franquias