Malhação cabeça: que tal uma franquia de “academias” para o cérebro?

A rede Supera está há 11 anos no mercado, com mais de 270 unidades com a proposta diferenciada de exercitar neurônios. E sim, esse tipo de “malhação” tem ótima aceitação, com 70 mil alunos treinados por todo o Brasil, 5 Selos de Excelência da ABF e franqueados. E o faturamento pode chegar a mais de R$ 1 milhão por ano. Números que impressionam e atraem.

Mas será que é preciso ser algum tipo de especialista, neurologista ou professor universitário para se tornar um franqueado? E como definir exatamente “malhar” neurônios?

Conversamos com Victor Rocha, Diretor de Expansão da Franquia SUPERA, para entender a originalidade do conceito da rede e seus planos para o futuro. Confira.

Mapa das Franquias: Em primeiro lugar, o que é a “ginástica para o cérebro” e a quem se destina? Existem programas e objetivos diferentes para diferentes faixas etárias?

Victor Rocha: Ginástica cerebral é toda atividade que estimula neurônios e ativa áreas distintas do cérebro, potencializando nossa capacidade cognitiva, ou seja, de atenção, memória, raciocínio, criatividade… Podemos comparar os exercícios para o cérebro às atividades físicas? Podemos, porque quando mais você exercita o corpo, mais saudável e mais forte ele fica. O cérebro, quanto mais estímulos recebe, mais ágil e jovem ele se torna.

Todo mundo pode fazer ginástica cerebral. No SUPERA, temos crianças a partir de cinco anos, adultos e idosos. Não há limite de idade. Cada um colhe um benefício específico, de acordo com suas dificuldades e objetivos.

Mapa das Franquias: O que motivou o fundador da rede, Antônio Carlos Guarini Perpétuo, a criar o método Supera e qual sua formação profissional/acadêmica?

Victor Rocha: O SUPERA foi idealizado pelo brasileiro Antônio Carlos Guarini Perpétuo, engenheiro aeronáutico formado pelo ITA (Instituto Tecntológico Aeroespacial). Ele pesquisou durante três anos ferramentas para ajudar o filho caçula, que tinha dificuldades de concentração nos estudos, e conheceu o ábaco. Em seguida, ele reuniu uma equipe de pedagogos para criar apostilas de desafios lógicos, encontrou jogos e reuniu tudo em uma metodologia. Hoje, o SUPERA tem mais de 270 escolas e já treinou mais de 70 mil pessoas, conquistando o respeito de alunos, pais, educadores e profissionais da área médica.

Mapa das Franquias: Quais as disciplinas e ferramentas utilizadas no método? Que formação o franqueado precisa ter para se dedicar ao trabalho de exercitar cérebros?

Victor Rocha: Para desenvolver as habilidades do cérebro, o SUPERA reúne seis ferramentas que estimulam neurônios. Os alunos aprendem a usar o ábaco, resolvem desafios em apostilas exclusivas, usam jogos de tabuleiro, jogos online, participam de dinâmicas de grupo e praticam neuróbicas – atividades que tiram o cérebro da rotina e funcionam como uma aeróbica para os neurônios.

Os franqueados da marca precisam ter formação superior em qualquer área, mas, sobretudo vontade de ajudar as pessoas a transformarem suas vidas. Antes de abrir a unidade, os empreendedores da marca recebem um treinamento completo com duração de duas semanas em São José dos Campos (SP), cidade sede da matriz franqueadora. Para garantir a atualização e excelência na aplicação da metodologia, mesmo depois de abrir a franquia, o franqueado participa de reuniões semanais com a equipe Pedagógica Nacional.

Mapa das Franquias: Como tem sido o desempenho da supera em meio ao quadro recessivo? Quais os números atuais da franquia? É possível crescer em 2017?

Victor Rocha: A Franquia SUPERA continua crescendo em meio à crise por diversos motivos: além de oferecer um curso muito bem aceito entre a terceira idade e isso ser uma tendência de mercado, as pessoas já entenderam a importância de cuidar da saúde do cérebro e estão em busca de qualidade de vida.

Expectativa de Faturamento do SUPERA Franqueador – de 28 milhões para 52 milhões

Expectativa de faturamento da rede – De 20 milhões em 2016 para 35 milhões de 2017

Expectativa de fechar 2017 com 350 franquias vendidas

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito