Lojas de times de futebol: um golaço no campo das franquias

Uma forma de engrossar ainda mais o faturamento dos times de futebol brasileiros tem sido os licenciamentos, que já originaram redes de lojas de franquias por todo o país. Elas costumam vender de camisas até uniformes completos, além de  chaveiros, bolas e tudo mais que possa ostentar o escudo do time. 

Esta é uma boa opção para quem tem aptidão para gestão, se identifica com o esporte e está disposto a ingressar no universo do franchising. 

Franquias como Loja da Macaca (Ponte Preta), GrêmioMania (Grêmio), Academia Store (Palmeiras), Santos na Área (Santos), por exemplo, têm um investimento inicial de aproximadamente R$ 350 mil. O prazo de retorno do investimento é estimado em 18 a 36 meses.

Vantagens e desvantagens

Um consumidor comum pode trocar de produto ou serviço a qualquer momento. Basta um desconto ou promoção para que ele esqueça sua lealdade. Mas você consegue imaginar um torcedor do Corinthians comprando uma camiseta do Palmeiras só porque a peça estava com o preço mais em conta? É claro que não. Essa fidelidade é um dos grandes trunfos de quem trabalha com franquias que vendem produtos licenciados de times de futebol. 

É claro que, apesar de contarem com um público fiel, esse tipo de operação sofre efeitos da “caixinha de surpresas” que é o futebol. Se o time vai bem nos campeonatos, os negócios vão bem. Se o time vai mal, o resultado também pode ser ruim. 

Além disso, as franquias de lojas de times costumam ser regionais, uma vez que, para serem bem sucedidas, dependem da concentração de torcedores nos locais em que estão localizadas. 

Outro fator que não pode ser menosprezado é a  concorrência, pois o carro-chefe, a camiseta do time, também é vendida em lojas multimarcas. 

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