Lavanderias ajudam a economizar dinheiro e tempo

O aumento da procura por lavanderias começou durante a crise hídrica. Uma família de quatro pessoas, ao lavar roupas em casa, consome em média 16.000 litros de água todos os meses. Ao levar as roupas para a lavanderia, esse consumo despenca! São usados somente 40% desse total: 6400 litros por mês. O cálculo é do Sindilav, o Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo.

Durante a crise econômica do Brasil, essa solução tem se mostrado cada vez mais inteligente. Os resultados são claramente sentidos no bolso do consumidor.

Ao procurar uma lavanderia, as pessoas evitam a compra e a manutenção de uma máquina de secar, por exemplo. “Isso no inverno faz muita diferença, afinal nem sempre o sol brilha forte, as roupas demoram mais para secar. Às vezes é comum sentir um cheiro desagradável nas peças e elas precisam ser lavadas novamente”, explica a proprietária da 5àsec Gonzaga Santos, Gláucia Coutinho.

“Em tempos onde o consumidor precisa economizar de alguma maneira, as lojas passaram a ter mais entrada de roupa do dia a dia, pois a maior preocupação da 5àsec é mostrar os benefícios de uma roupa ser lavada na lavanderia, pois não agride o meio ambiente”, ressalta Sergio de Souza Carvalho Jr, Diretor de Expansão & Marketing da 5àsec.

A manutenção da máquina de lavar também não é necessária quando se lava roupa fora. Também não é preciso passar a roupa, o que significa economia de energia elétrica. E o melhor: quando se procura um serviço especializado, há a garantia de um trabalho impecável.

Ao colocar essas contas na ponta do lápis, a dona de casa deve levar somar também os custos com sabão em pó, amaciante, água, energia elétrica não apenas para passar, mas também para lavar as roupas, custos com produtos tira manchas, etc… Na soma, o resultado provoca reflexão. Segundo economistas, a economia desses gastos chega a até 30%.

“Aqui nós conseguimos várias vantagens que não são possíveis em casa. Nós temos máquinas profissionais, então economizamos muita água em relação às lavagens caseiras. Os produtos utilizados não agridem o meio ambiente, são usados em quantidades menores e resultam em peças impecavelmente limpas. Se as peças precisarem ser lavadas a seco, assim o fazemos, economizando ainda mais água”, explica Cláudio Lemos, proprietário da 5àsec Santos Gonzaga.

O serviço de passadoria das lavanderias é composto somente por profissionais. Os equipamentos são diferenciados e, por isso, as roupas ficam prontas em um tempo muito menor que o necessário dentro de casa. “Sem dúvida, é uma escolha inteligente levar as roupas para a lavanderia. Além da economia no bolso, sobra mais tempo para outras atividades. Em época de crise e de falta de horário para curtir a família, vale a pena analisar essa possibilidade. Em vez de lavar roupas, é mais agradável ficar com os filhos ou o marido!”, finaliza Gláucia.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito