INVERNO AQUECE DEMANDA NAS LAVANDERIAS

Enquanto as sorveterias, casas especializadas em sucos e açaís temem prejuízos com a chegada do inverno, outros segmentos esperam ansiosamente pelas estações mais frias pra faturar mais. Entre eles, estão as lavanderias, que chegam a duplicar a receita durante o outono e inverno. Isso porque, nesse período a maioria tem dificuldade para secar as roupas em casa. Além disso, essa é a época de tirar do armário os cobertores, mantas, edredons e casacos, que ficam guardados durante a maior parte do ano.

Segundo Ricardo Monteiro, gerente operacional do grupo Acerte Franchising, empresa responsável pelas redes Quality Lavanderia e Prima Clean Lavanderia Express, tanto o inverno quanto o período de chuvas ajudam a trazer maior volume de clientes para as unidades, já que as condições climáticas não permitem que as roupas sequem no varal de casa. Ele observa, ainda, que muitos estão interessados na higienização dos itens com o objetivo de evitar doenças típicas do frio, como as alergias respiratórias.

Além das roupas de cama, casacos e outras peças de vestuário Monteiro aponta que as franquias recebem também grande quantidade de tapetes e animais de pelúcia. “As mães não querem ver os pequenos sofrerem com crises de bronquite, rinite e asma, que se agravam quando a temperatura abaixa”, enfatiza. A fim de motivar a utilização dos serviços de lavanderia, o grupo Acerte Franchising desenvolve a campanha Inverno Perfumado. O cliente, ao lavar duas ou mais peças, paga um valor promocional em cada uma delas.

O gerente revela que o movimento nas unidades da Quality e Prima Clean aumenta, em média, 30% na comparação com os meses mais quentes. Ele, entretanto, pondera que os proprietários das unidades instaladas nas regiões Sul e Sudeste, onde os termômetros registram redução mais significativa, são mais beneficiados em relação aos situados no Norte e Nordeste. Mas, enquanto o outono e inverno no Sudeste são tradicionalmente mais secos, no Nordeste há chuvas, outro fator que beneficia as lavanderias.

Um dos franqueados que comemoram o inverno é João Carlos Marcondes Orselli, responsável pela Quality Lavanderia de Joinville, Santa Catarina. Além do frio, a cidade registra elevado volume de chuvas nesta época. Entre junho e agosto, a procura registra alta de 50%, com picos de 100% quando as chuvas se intensificam. Do volume total recebido, ele estima que aproximadamente 30% tenha mofo. “Muitas vezes, as roupas de cama e peças de vestuário ficam guardadas por muito tempo. Mas há outros fatores, como guardar a roupa meio úmida ou com suor, que também favorecem o acúmulo de mofo”, avalia.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito