Interior paulista: mercado atrativo para redes de franquias

Franca ascensão! Mesmo com a oscilação econômica e a crise que assola o país, o segmento de franquias tem se mostrado uma alternativa segura e sólida de investimento. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor obteve aumento de 8% em 2017 em relação a 2016 faturando R$ 163, 3 bilhões de reais. Desta forma, é natural que as redes comecem a povoar, não apenas os grandes centros, mas também cidades do interior. Fatores como alta imobiliária, saturação das capitais e potencial de consumo dos moradores locais acelera o cada vez mais o movimento de interiorização das franquias. 

Esse movimento é ainda mais notável de acordo com a pesquisa mais recente da ABF que mostra que o interior de São Paulo oferece uma grande gama para novos negócios e oportunidades. Segundo o estudo, 9 das 11 cidades que não são capitais entre as 30 com mais marcas no Brasil são paulistas (as exceções são Uberlândia e Niterói) e 8 das 10 cidades que não são capitais entre as 30 com mais unidades de redes de franquia são do Estado de São Paulo (exceções neste caso também são Uberlândia e Niterói). 

Presente há oito anos em Jaraguá do Sul, norte do Estado, a Fórmula Animal, franquia especializada em oferecer medicamentos manipulados em formas e sabores diferenciados a animais, percebeu essa ação estratégica e inaugura sua sétima unidade no interior paulista, desta vez, em São José do Rio Preto. “Com o crescente aumento dos produtos manipulados para pets no Brasil, sentimos a necessidade de estarmos perto de nossos clientes. Optamos pelo município por conta de seu crescimento constante no mercado de franquias e pet. Desta forma, nosso modelo de negócio se mostra dinâmico e flexível tanto para cidades do interior como também em capitais”, pontua Marcelo Piazera, sócio-fundador da rede.  

A nova farmácia da rede conta com laboratório voltado à manipulação dos medicamentos, controlados, hormônios, florais, antibióticos, além de produtos de embelezamento, tais como filtro solar, spray de banho a seco, talcos, perfumes, protetor solar. Uma das novidades que serão comercializadas serão os hamburguitos, produto exclusivo da empresa, para o tratamento de cães que tem dificuldade em aceitar medicamentos e que garantem 100% de adesão ao tratamento. 

A farmacêutica Daniela Briones é a responsável pela administração do local. “Nosso objetivo é atender a crescente demanda pet através de um serviço diferenciado e até certo ponto desconhecido para algumas pessoas. A expectativa é atender todo o município e regiões próximas”, revela.