Gerenciamento de estoque em tempo de crise

Há 21 anos no mercado de delivery, a Dídio Pizza conta hoje com 23 unidades na capital paulista, ABC e em cidades do interior de São Paulo, como Campinas, Jundiaí e Vinhedo. A franqueadora trabalha com crescimento sustentável e quando conversamos com o dono da rede, Elídio Biazini, ficou claro o papel importante que o estoque desempenha nessa sustentabilidade. 

Confira a seguir nossa conversa com o empreendedor: 

Mapa das franquias: Como funciona o gerenciamento de estoque da Dídio Pizza? 

Elídio Biazini: Através de uma plataforma de compras planejadas, um sistema web, onde são realizadas as programações mensais, com entregas e pagamentos semanais.

Mapa das franquias: Existe um nível médio de produto em estoque a ser mantido? Como isso impacta os franqueados?

Elídio Biazini: Para nível médio e consumo, há medições semanais e controles diários de estoque, através de ferramentas oferecidas pela Consultoria de Campo.

O impacto é muito positivo. [Sentido] diretamente em relação ao controle dos custos, estoques reduzidos (semanal) diminuindo o desperdícios e extravios,   programações mensais e entregas semanais, permitindo ajustes e provisão de fluxo de caixa mais assertiva.     

Mapa das franquias: Como se precaver contra problemas como danos aos produtos? 

Elídio Biazini: O custo com perdas com prazos de validade é zero, diante de um criterioso treinamento no processo de recebimento, não há perdas durante o recebimento e armazenamento, tudo que se recebe se usa durante uma semana. Nosso estoque  são as geladeiras e freezers, portanto a manutenção do estoque é somente o PEPS (Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai).

Mapa das franquias: Quem são os fornecedores? São sempre os mesmos ou há alguma rotatividade? São fornecedores homologados? 

Os produtos são fornecidos diretamente de produtores (hortifruti) e Fabricantes como BRF, Catupiry, Scala, etc.

O relacionamento se inicia na Convenção de Franqueados, trazemos todos os fornecedores homologados à convenção no inicio do ano, apresentamos o crescimento e consumo da rede e dos produtos para o ano todo.

Quando homologado, o fornecedor será o mesmo durante todo o ano, exceto se não cumprir as regras estabelecidas e contratuais para fornecedores ou franqueados.

Mapa das franquias: Como é o processo de homologação? Como isso beneficia os franqueados?

Os fornecedores são homologados pela franqueadora, pelo Conselho de Franqueados e pelo Comitê de Compras, beneficiando todos os franqueados, pois preços e condições já foram estabelecidos, não perdemos tempo com negociações durante o ano, o franqueado controla de forma eficaz o CMV (custo da mercadoria vendida). 

As negociações são centralizadas, garantindo as mesmas condições comerciais a todos e as entregas são descentralizadas, não importando o volume de consumo de cada loja, todos são tratados respeitando os acordos firmados no inicio do ano.       

Mapa das franquias: A crise assusta? Alta do dólar e perspectivas negativas para a economia demandam que tipo de atitude por parte da franqueadora ao fazer estoque? E o estoque dos franqueados? 

Elídio Biazini: Crise sempre assusta, porem não paralisa, em outubro iniciamos teste com resultados muito positivo de ações que aumentaram o faturamento em 10% e ações de marketing que foram apresentadas na convenção 2015 e aprovadas pelo Conselho de Franqueados e Comitês de Marketing, estratégias para enfrentar já nos primeiros dias de janeiro.

Nossos fornecedores que farão estoque e não as lojas franqueadas, nosso compromisso é muito forte, portanto, mesmo com as greves de caminhões, não ficamos desabastecidos.

Os franqueados agiram quando participaram da convenção e firmamos o compromisso, portanto a Dídio Pizza e seus fornecedores estão preparados. 

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