Franquias home-based: vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

Atualmente, as franquias no formato home-based, onde é possível trabalhar em casa, vêm se tornando um dos modelos de negócio mais cobiçados, especialmente diante do cenário atual de crise, pelo qual o Brasil passa.

Isto vem ocorrendo porque elas normalmente possuem baixo custo inicial, possuem o formato de microfranquias, permitem a gestão de forma independente e podem ser abertas por pessoas que acabaram de perder o emprego e pretendem investir o valor da rescisão em um novo empreendimento.

Principais vantagens das franquias home-based

Atuar com este modelo de franquia pode render vantagens como:

Rápido Início da operação

Com os custos iniciais para abrir o negócio são muito pequenos, e não há a necessidade de procurar um ponto comercial, reformar e adequar o espaço, é possível iniciar a operação muito mais rapidamente do que quando se opta pelo modelo tradicional de franquias.

Prazo de retorno mais curto

Em comparação com modelos tradicionais de franquias e negócios de maior porte, o prazo para retorno do capital inicial para quem opta por microfranquias home-based acaba sendo reduzido.

Simplicidade na gestão

Como grande parte dos modelos destas franquias precisam de poucos ou nenhum funcionário e além disso possuem estrutura muito menor, como já foi mencionado anteriormente, a gestão burocrática tende a ser menor e por isto, muito mais simples.

Desvantagens do sistema de franquias home-based 

Apesar das boas expectativas, nem tudo é tão perfeito para quem opta por este tipo de modelo de franquia. Alguns riscos e desvantagens também estão presentes e precisam ser considerados antes de se assumir a própria unidade.

Dificuldades na gestão do trabalho

Trabalhar de forma independente, em casa, exige disciplina e a criação de uma rotina de trabalho que precisa ser respeitada. Nem todas as pessoas possuem esta habilidade para coordenar o trabalho estando em casa, por isto, analise seu próprio perfil com muito critério e cuidado.

Pouco suporte ou inexistente

Muitos franqueadores utilizam as franquias home-based para desenvolverem sua força de vendas e por terem este grande foco comercial, acabam priorizando uma formação rápida para permitir a implantação quase que imediata e após a abertura da franquia, acabam deixando o franqueado um pouco de lado.

Limitação no desenvolvimento do franqueado

Muitas franquias com este modelo possuem a organização no formato de pirâmide, onde na estrutura há o franqueador, seguido pelos master franqueados, que licenciam a marca aos franqueados individuais.

Nestes casos, os franqueados individuais, que atuam em home-based, nem sempre conseguem o desenvolvimento esperado, se mantendo no mesmo patamar e ficando frustrado pela limitação de seus resultados.

Cuidados na escolha de sua franquia para trabalhar em casa

Para fechar um bom negócio, se precavendo contra dificuldades e minimizando os riscos, antes de escolher sua franquia home based procure:

  • Analisar o plano de negócios com cuidado
  • Checar com franqueados atuais e ex-franqueados o relacionamento com franqueador
  • Verificar se a franquia possui um perfil de franqueado bem definido e claro
  • Analisar seu próprio perfil e plano de carreira que pretende alcançar
  • Verificar a experiência do franqueador e histórico da franquia

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!