Franquias do interior crescem diante da crise e fomentam setor do franchising

A crise econômica financeira vem se alastrando pelo Brasil nos últimos anos. Entre tantos desacertos, os respingos da economia financeira de 2014 se tornou uma difícil realidade a ser enfrentada pela população e pelo empresariado também em 2015. Ainda assim, alguns setores vem mostrando reação diante do momento crítico e registraram desempenho positivo, como é o caso do franchising.   

Em Rio Preto, de acordo com os dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o número de redes passou de 214 em 2014 para 223 em 2015. Já em relação a unidades, essa quantia saltou de 444 para 467.

A demonstração do desempenho positivo do setor, resultou na entrada de novos profissionais para o mercado. E apesar do pouco tempo, essas novas redes já possuem números surpreendentes como é o caso da rede de franquias Acqio Franchising.

A marca é voltada para a venda de maquinetas de cartões de crédito e débito POS (GPRS e Wifi) com o foco em micro, pequenos e médios empreendedores. Instalada em São José do Rio Preto, a franqueadora foi inaugurada em agosto/2015 já com 150 unidades, e com pouco mais de seis meses no mercado esse número já atingiu mais de 240. “Nosso mercado não tem crise. Nossa empresa é pioneira em venda de maquinetas POS, o que nos diferencia e cria novas oportunidades de negócios. Estamos extremamente satisfeitos com os números que conquistamos nesse primeiro semestre. Por ser uma microfranquia de baixíssimo investimento, a Acqio se torna cada vez mais procurada por quem busca empreender”, explica o porta voz da rede, Josué Freitas.

E se o franchising está sendo estimulado pelos novos empreendedores, a demanda por serviços de franquias já estabelecidas surpreende e faz com que os números sejam ainda mais favoráveis.

A SMS Digital é uma franquias também de Rio Preto, especializada em comunicação e marketing por mensagem de texto. A marca é referência no assunto já que expressa exatamente seu contexto. Tamanha importância a fez conquistar o segundo lugar na classificação nacional de marca por segmento na área de Comunicação, Informática e Eletrônico, apontada pela ABF.

A junção de baixo custo e eficiência fez com que a empresa fosse muito procurada nos últimos 12 meses, tanto por clientes como por investidores. “Nós trabalhamos com um método de divulgação de serviços com preço mais acessível quando comparado aos meios mais tradicionais e o consumidor tem visualizado essa realidade. Além disso, nossa franquia é uma das mais baratas do Brasil. Com R$3.750 já é possível se tornar um franqueado, fato que vem conquistando muitos”, relatou Kawel Lotti, diretor da SMS Digital.

Segundo Lotti, de 2012 para 2014 a franquia teve um crescimento de 20%. Já em 2015, o desempenho mostrou melhora e o progresso registrado nos 12 meses foi de 25%.

2016 longe da crise

E os negócios do noroeste paulista já esperam repetir a mesma dose de sucesso para o ano que vem. Ambas comemoram, ainda, o crescimento do negócio independente da crise. De acordo com o diretor da Acqio, os planos da franquia são audaciosos, a pretensão é conquistar pelo menos 300 novos franqueados. “Nós vendemos facilidade e inclusão financeira. Nossos clientes podem parcelar suas compras em até 12 vezes, essa é uma forma de impulsionar o pequeno varejista e o microempreendedor individual que poderão oferecer ao público as mesmas condições de compras que o grande varejista com a maquineta Acqio, Josué.

E diante do bom cenário, Lotti conta como visualiza o setor em que atua para os próximos meses. “Temos grandes expectativas. Atualmente no mercado, as empresas estão conhecendo ainda mais essa solução de comunicação que é uma mídia direta, barata, assertiva e com retorno garantido. Por isso, estamos trabalhando para uma meta de crescimento de 50%”, relatou o diretor.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!