Franquias a caminho do interior

O sonho de morar em uma cidade tranquila, abrir um negócio e ser seu próprio patrão é o sonho de muitos brasileiros que vivem nas grandes metrópoles. Para esses visionários, este é o melhor momento para empreender no segmento de franchising, visto que grandes redes estão a caminho de cidades interioranas para aumentar sua base operacional.

“Este aumento está atrelado aos novos shoppings que estão surgindo e à ampliação do número de unidades de rua com grande destaque nas cidades do interior, por ser um mercado com grandes chances para explorar, tornando-se uma tendência”, comenta José Carlos Fugice, sócio-diretor da consultoria Goakira.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a expectativa para o setor é um crescimento de aproximadamente 7% do mercado, e de 7,5% a 8,5% no número de franquias. Entre as vantagens de empreender no mercado de franquias está o fato de iniciar um negócio com uma marca já conhecida, e de contar com uma estrutura de apoio na gestão do negócio.

As cidades no interior do país entraram na mira das grandes redes e já fazem parte do plano de expansão da maioria delas. “Existe um grande potencial de consumo nessas regiões, a alta imobiliária, investimento menor, locação mais barata, entre outros motivos para a ida do franchising para o interior”, afirma Fugice.

Uma das marcas que tem grandes pretensões com essas cidades é a Viva Eventos, única empresa na área de franquias especializada em eventos e festas de formatura. A marca planeja expandir sua base operacional de 12 para 150 unidades nos próximos cinco anos, sendo 60 franquias no interior de São Paulo. “Nosso foco é crescer nacionalmente no interior, com polos universitários que se transformam também em oportunidades para quem deseja abrir uma franquia com excelente lucratividade”, informa Vitor Pedrosa, diretor de franquias da Viva Eventos.

Outra empresa que está de olho neste mercado é a Minds English School, forte nas capitais de todo o Brasil. A rede pretende crescer 30% em cidades do interior do país. “A Minds Idiomas se encaixa perfeitamente nessas regiões com o crescimento do poder aquisitivo dessa população. Pensando nisso, adaptamos o modelo de negócio para ter mais viabilidade da marca para o franqueado”, revela Leiza Oliveira, fundadora da marca.

Segundo Gustavo Freitas, diretor de expansão do Mercadão dos Óculos, rede que nasceu no interior de São Paulo, em São José do Rio Preto, investir em cidades menores é uma ótima opção para ter um retorno mais rápido, já que o custo é mais baixo. “No interior, a aceitação de marcas novas é grande; além disso, a mão de obra mais barata ajuda nesse sucesso”.

A TZ Viagens, rede de agências de viagens multifuncionais do Grupo Schultz, pretende aumentar em 163% o faturamento em relação ao ano de 2014 e abrir mais 50 unidades no país, sendo 10 em cidades interioranas. “Cidades pequenas são um ótimo mercado para nós, devido à escassez de marcas conceituadas do setor, e também por nosso modelo de negócios, de conversão de agências existentes para o modelo da TZ, o que se encaixa perfeitamente para os empreendedores dessas regiões, para fazer parte de uma rede renomada, além do investimento baixo”, avalia o CEO da marca, Paulo Manoel.

Mariana Campanari – EconoMídia

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