Franquia promete deixar sua casa brilhando

Limpeza profissional para empresas e residências é a proposta da House Shine. Saiba mais

Um ambiente limpo é indispensável tanto para lares quanto para estabelecimentos comerciais de todos os tipos, disso ninguém duvida. O que é difícil é mantê-los assim: muitas vezes não há tempo para focar na seleção de profissionais, nem para treiná-los para que a coisa saia “do nosso jeito”.

A House Shine está desde 2012 no mercado para suprir essa lacuna. De origem portuguesa, atualmente conta com 200 franquias comercializadas em nosso país.

Conversamos com Lilian Esteves, diretora-executiva da House Shine, para entender seu trabalho e sua relação com seus franqueados, dentre outros tópicos. Confira.

Mapa das Franquias: Que tipo de necessidade do mercado levou à criação da House Shine? Que diferencial ela oferece ao consumidor final?

Lilian Esteves: Percebi que no Brasil faltavam empresas que oferecessem serviços de limpeza profissional residencial, então, em 2012, decidi trazer essa marca de Portugal para o país.

A empresa foi pioneira em oferecer serviços diferenciados, com técnicas e processos exclusivos, equipes treinadas e uniformizadas, produtos ecologicamente corretos e um atendimento exemplar. A marca oferece diversos tipos de limpezas de acordo com a necessidade de cada cliente como: Limpeza Residencial, limpeza comercial, limpeza pós obra e limpeza de festas e eventos.

Mapa das Franquias: Que tipo de expertise o franqueado precisa ter para ingressar na rede? Que tipo de treinamento a franquia oferece? E quanto aos profissionais de limpeza, como são treinados?

Lilian Esteves: O franqueado precisa ter noções de administração e gostar de trabalhar com pessoas. Oferecemos um treinamento que engloba todas as áreas do negócio. Esse treinamento é realizado em São Paulo durante 5 dias. O Franqueado recebe todas as informações necessárias para captar as profissionais de limpeza e treina-las de acordo com nosso padrão.

Mapa das Franquias: Que tipo de suporte o franqueado pode esperar e com que frequência? A franqueadora se utiliza de algum meio eletrônico de comunicação? Qual?

Lilian Esteves: O franqueado recebe todo apoio necessário, desde a implantação do negócio, como durante todo o tempo de contrato. Fazemos reuniões presenciais, por Skype a fim de dirimir quaisquer dúvidas. Temos um grupo onde os franqueados trocam experiências entre eles e esclarecem duvidas quando necessário. Temos também a intranet onde ficam armazenados todos os manuais, comunicados e peças publicitárias.

Crescimento adequando preços e serviços

Mapa das Franquias: Alguns analistas apontam crescimento no setor de franquias, apesar do quadro recessivo. Como a área específica de limpeza tem reagido em meio às turbulências econômicas recentes?

Lilian Esteves: A área da limpeza é um dos segmentos que têm se destacado no setor de franquias, mesmo nesse período de instabilidade econômica. Como ninguém abre mão de cuidados com a casa e escritório, o setor acaba não sendo tão afetado se comparado com outros serviços.

Mapa das Franquias: É possível crescer em situação adversa? Quais os planos da House Shine para 2017-2018?

Lilian Esteves: Sim, mas para isso é necessário que a marca se adapte a atual situação econômica do país, então é necessário adequar preços e serviços. Nosso objetivo é abrir 20 unidades até 2018.