Franquia de sorvete planeja crescer nos EUA

Publicado em 01/09/2017 por Luiz Marcondes | Ultima Atualização em 04/09/2017

Mas como estão as coisas no mercado interno? E qual o perfil do franqueado brasileiro?

A Chiquinho Sorvetes se auto define como a maior rede de sorveterias do Brasil. Sua história remonta aos anos 80, no interior de Minas Gerais, mas o franchising só veio em 2010.

Atualmente a marca se vê como “mais próxima do franqueado graças ao seu programa de consultoria de campo”, voltado para unidades que precisem de apoio administrativo. Isso nas palavras de Isaias Bernardes de Oliveira, presidente da Chiquinho Sorvetes.

O Mapa das Franquias conversou com ele para saber detalhes da história da Chiquinho Sorvetes, entender sua relação com o franqueado e muito mais. Confira a seguir.

Mapa das Franquias: Por favor, conte-nos um pouco de sua história desde o começo. Qual a origem da franquia? E como surgiu o nome?

Isaias Bernardes de Oliveira: A história da Chiquinho Sorvetes começou na década de 80 quando abri a primeira sorveteria com o apoio do meu pai, o Chiquinho, na cidade de Frutal (MG). A rede leva o nome em homenagem ao pai do fundador. Com os anos de trabalho, o empreendedor identificou o potencial do negócio e iniciou a expansão para cidades próximas com a ajuda de familiares. Na década de 2000, a rede tinha 80 unidades e decidiu entrar no franchising. Atualmente são mais de 400 operações no Brasil.  

Mapa das Franquias: Qual a missão da franquia? O que a Chiquinho Sorvetes veio trazer para o mercado? E para os franqueados?

Isaias Bernardes de Oliveira: A Chiquinho Sorvetes oferece um mix de mais de 100 opções como casquinhas, milk-shakes, sundaes, o exclusivo Shake Mix e também uma linha de Chiquinho no Pote, com cinco sabores, que podem ser levados para qualquer lugar. Queremos encantar nossos clientes através do sabor e da cremosidade única dos nossos produtos e levar a eles a felicidade de desfrutar desse momento.

Mapa das Franquias: Como funcionam a logística e os centros de distribuição da franquia? A expansão da rede se baseia nesses centros de distribuição?

Isaias Bernardes de Oliveira: Para atender a rede de franqueados, a OLP Logística e Armazém foi fundada pelo grupo CHQ para gerenciar toda a cadeia de suprimentos da rede, o que garante qualidade, segurança e agilidade nas entregas dos produtos nas lojas. O abastecimento é feito a cada 15 dias pela empresa. Além de contar com uma frota própria de caminhões, a OLP conta com uma equipe altamente qualificada para o atendimento ao franqueado, roteirização, conferência, separação e consolidação da mercadoria.   

Mapa das Franquias: Quais as características desejáveis para um franqueado da Chiquinho Sorvetes?

Isaias Bernardes de Oliveira: Buscamos franqueados que também sejam os operadores do negócio e que tenham tempo para dedicar à unidade.

Mapa das Franquias: Houve alguma mudança/adaptação por causa das recentes dificuldades econômicas do país? E em relação ao futuro, há planos para crescer em 2018? Qual a estratégia?

Isaias Bernardes de Oliveira: Tomamos algumas medidas para auxiliar as franquias: Revimos nossas estratégias de marketing. Nos aproximamos mais dos franqueados com a criação de um programa de consultoria de campo específico para unidades que necessitam de apoio administrativo.
Para 2018 pretendemos continuar com nosso plano de expansão focado nas capitais do país e investir no desenvolvimento e amadurecimento das nossas primeiras unidades nos EUA.
 

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquia, Franqueadores, Franquias de alimentação , Franquias de sorveterias, Chiquinho Sorvetes, Pesquisas