Franquia de lavanderia para condomínios busca franqueados no Rio de Janeiro, Brasília e Recife

Lançada no fim do primeiro semestre de 2018, a Laundry 4 You – Lavanderia em Condomínios tem conquistado investidores e expandido sua capilaridade de atuação. Já são 106 unidades entre franqueadas e próprias, e projeção de mais 15 nos próximos meses. A rede pertence ao Grupo Acerte, empresa com mais de 20 anos de experiência no franchising do segmento de limpeza e conservação, detentora da Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderia Express e Linha e Bainha Costuras.

A Laundry 4 You quebrou paradigmas e tornou-se o novo modelo de franquia home-based totalmente digital. A franquia funciona por meio de um sistema exclusivo de gerenciamento online, via aplicativo e tecnologia RFID, o que permite aos empreendedores maior flexibilidade na gestão diária do negócio. Com o formato e custo-benefício diferenciados e sem a necessidade de funcionários, permite, também, maior taxa de lucratividade quando comparada com outras franquias.

O mesmo acesso online também está à disposição do morador, que pode programar, reservar e pagar o serviço de lavagem de roupas de forma prática e segura, via aplicativo. A tecnologia possui conectividade via cartão RFID para liberação do ciclo das máquinas, algo pioneiro no segmento e que elimina a necessidade do uso de fichas.

“Trata-se de uma nova solução para a gestão de serviços de limpeza de roupas nos condomínios, com 100% de controle. Com esse novo sistema, o cliente programa o uso das máquinas, de forma online, de acordo com a sua necessidade, desde a lavagem até a secagem, e ainda pode agendar o uso”, comenta Alexandre Diniz, diretor do Grupo Acerte.

O plano de expansão da rede cobre todo o país, subdividido em focos temporários. “O planejamento de expansão da Laundry 4 You visa um alcance em nível nacional, principalmente nas grandes capitais, onde há maior presença de condomínios e grande possibilidade de aderência diante do conceito inovador da marca e do negócio como um todo”, destaca Claudia Coifman, gerente nacional de expansão e gestão de marcas do Grupo Acerte.

No momento, o foco são as cidades Rio de Janeiro, Brasília e Recife. “O Rio tem demonstrado muita força em relação ao franchising; em 2018, faturou mais de R$ 16 bilhões, segundo pesquisa da ABF. Para nós, isso demonstra a positividade do setor, além de ser uma capital com forte presença de condomínios residenciais”, afirma Claudia.

Em Brasília o interesse não podia ser menor. A região possui a quarta maior população do país e a maior renda per capita. O crescimento da economia acima da média em regiões próximas impulsiona o consumo e o desenvolvimento de novos negócios. “Nessa região, além da vantagem econômica, analisamos a demanda pelo serviço, pois a rede é destinada exclusivamente aos condomínios e, nesse item, o panorama também foi muito positivo”, conclui Claudia.

Recife é uma das capitais do Nordeste com forte adesão às franquias. Desde a realização da feira Franchise4U pela primeira vez em 2018, a região tem demonstrado ainda mais positividade nesse setor. “A região Nordeste tem o terceiro maior faturamento do país. Vemos isso com bons olhos, pois significa que a economia da região está em constante desenvolvimento”, afirma Claudia. A rede é comercializada em cinco unidades e a primeira franquia pode ter o investimento inicial a partir de R$ 90 mil.

A retomada da economia contribui para o crescimento do franchising. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor mantém um crescimento estável, nos últimos 12 meses, obteve um aumento no faturamento de 7,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para manter esse crescimento, as buscas por eficiência e novos formatos foram o ponto de partida de muitas redes. Acima de tudo, o investimento em novas tecnologias trouxe soluções para nichos pouco explorados, como é o caso das lavanderias em condomínios.

“É um negócio inovador e promissor. O cenário de lavanderias no Brasil está em constante mudança, com novas tecnologias à disposição do cliente. Somado a isso, há os espaços reduzidos dos apartamentos, muitas vezes sem lavanderias internas, que exigem um local mais moderno e seguro para a limpeza das roupas. Por isso criamos a Laundry 4 You”, destaca Claudia.