Franquia boa pra cachorro

Publicado em 22/03/2018 por Luiz Marcondes

E também para gatos. Padaria Pet é especializada em delícias para os peludos da família

A Padaria Pet – franquia de petiscaria e confeitaria para cães e gatos -, surgiu quando os empreendedores Rodrigo Chen e Ricardo Chen viajaram aos Estados Unidos em 2010 e conhceram o conceito de estabelecimentos para cães que aceitam a presença de animais de estimação. Em 2011, eles começaram a desenvolver suas primeiras receitas em parceria com veterinários.

Hoje a loja conceito, que fica em São Paulo, nos Jardins, tem 80m², oferece pães, cerveja, linha de petiscos naturais, kit festa (bolo de aniversário confeitado, cupcakes, brigadeiros, lembrancinhas) bolinhas de cereal, molho para ração, biscoitos funcionais de linhaça, hambúrguer, patê de carne bovina, cordeiro, frango, comida congelada e a linha natural para animais diabéticos, com problema renal ou obesidade.

Um dos destaques é a gelatina diet para cães, desenvolvida à base de amido de milho, gelatina em pó, urucum, palatabilizante de fígado e erva doce, hortelã, camomila ou capim cidreira. O produto fortalece as articulações e músculos, bem como evita o surgimento de problemas ósseos.

A linha de petiscos representa cerca de 45% do faturamento da empresa, a confeitaria 20%, a linha natural 20% e a cerveja e suco para cachorro 15%. Para 2018, a previsão é crescer mais 100% e abrir 10 unidades franqueadas até abril de 2018 e mais de 100 licenciados.

Conversamos com Rodrigo Chen, sócio fundador da Padaria Pet, para conhecer melhor a franquia e seus benefícios aos franqueados. Confira.

Mapa das Franquias: À primeira vista, mimos como gelatina, cerveja e suco para cachorro podem surpreender. O público assimila bem esses produtos?

Rodrigo Chen: Sim, mas, mais do que os tutores, os animais de estimação são os que mais se beneficiam com as inovações e produtos diferenciados que vão além da ração.

Mapa das Franquias: Quem é o consumidor da padaria e por que ele procura essas iguarias para seu pet?

Rodrigo Chen: São pessoas que não veem mais o animal de estimação como cães de guarda, seguranças da casa. Os bichinhos estão sendo humanizados pelos seus tutores, membros da família mesmo. No Brasil, cerca de 76% dos brasileiros têm ao menos um animal de estimação em casa, é o que mostrou a pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o objetivo de identificar o comportamento dos tutores em relação ao gasto com o pet.

O estudo revelou ainda que as despesas chegam a uma média de R$ 189,00 por mês e, tratando-se das classes A e B, esse gasto sobe para de R$ 224 mensais com seus animais de estimação.

Mapa das Franquias: O segmento de saúde também investe em prevenção? Quais os males mais comuns que podem ser prevenidos?

Rodrigo Chen: Sim, mas o carro-chefe desse segmento continua sendo o pet food (comida para animais de estimação) responsável por 67,5% da receita. O setor representa 0,38% do PIB brasileiro, à frente dos setores de geladeiras, produtos eletrônicos e beleza.

A procura por mais qualidade de vida aos animais explica o faturamento de R$ 19,2 bilhões registrado em 2017, o que representa um aumento de 7% em relação ao ano anterior, segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Mapa das Franquias: Qual o perfil ideal do franqueado? Como ele é treinado? Tem que amar pet ou só amar bons negócios?

Rodrigo Chen: O requisito primordial é gostar e ser um apaixonado por animais, além de ter uma visão empreendedora. Ele recebe todo o treinamento antes de abrir a loja/unidade franqueada. O treinamento é presencial, oferecido em nossa loja conceito que fica na Rua Oscar Freire, 502, nos Jardins, na capital paulista, com os fundadores e fornecedores, recebendo todo o respaldo necessário.

Mapa das Franquias: Depois de ingressar na rede, como o franqueado é acompanhado no dia a dia? Whatsapp, intranet, outros?

Rodrigo Chen: Ele tem, sempre que precisar, o nosso respaldo técnico via e-mail, telefone e canais de comunicação.

Gastos com quem é parte da família

Mapa das Franquias: Quais os planos e estratégias para crescer em 2018?

Rodrigo Chen: A estimativa é ter até o final de 2018 uma receita bruta de R$ 8 milhões, considerando a abertura de 15 lojas físicas e licenciados pelo País. A rede tem 4 unidades franqueadas (MODELO LOJA FÍSICA) e 1 loja conceito própria que fica na região dos Jardins. As unidades franqueadas estão localizadas em São Paulo (Chácara Klabin e Pinheiros), uma em Buritis em Belo Horizonte, e a outra em Vila Velha, no Espírito Santo.

Mapa das Franquias: O brasileiro gasta com seu pet mesmo estando com o dinheiro curto?

Rodrigo Chen: Sim, como são membros da família, as famílias brasileiras têm despesas que chegam, em média, a R$ 300 mensais destinados aos cuidados com os cães, segundo dado do IBGE e da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

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Palavras-chaves: Franquia , Franquias de pets , Padaria Pet