Franquia ajuda motoristas e se livrarem de multas

Recorrer de uma multa não é tarefa simples. Se fosse só preencher o formulário e colocar a placa do veículo direitinho… Mas não é só isso. Foi o que o fundador da fraquia Mister Multas percebeu: existia uma lacuna por ajuda jurídica e suporte técnico de qualidade na elaboração de defesas administrativas e judiciais junto aos órgãos de trânsito.

Lucas Oliveira, engenheiro de formação, trabalhou no Detran/SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), onde se deparou com uma enorme quantidade de multas que, muitas vezes, lhe pareciam injustas.

Foi de onde surgiu a motivação para o negócio, sendo a primeira unidade aberta no início de 2017 na cidade de Tatui, interior de São Paulo.

Conversamos com esse sócio fundador da Mister Multas para entender como seus franqueados ajudam os motoristas a se livrarem desse pesadelo das multas.

Mapa das Franquias: Segundo o release, a taxa de sucesso nas defesas de multas indevidas chega a 90%. Como isso é possível? Que conhecimento jurídico é necessário?

Lucas Oliveira: É possível, pois trabalhamos com linhas de defesa pré definidas. Desenvolvemos, com nosso know how, sete linhas de defesa. Caso o cliente não se encaixe em nenhuma dessas linhas, não pegamos o caso. Ou seja, só entramos quando há chances de êxito altas.

Sobre o conhecimento jurídico, não é necessário que o franqueado domine as leis. Ele precisa ter perfil comercial, saber se relacionar com pessoas e ter aptidão para trabalhar com vendas. Todo o conhecimento necessário para tocar a operação será passado para o franqueado em nossos treinamentos e suporte no dia a dia com os nossos consultores.

Mapa das Franquias: Como posso explicar ao franqueado o trabalho que vocês fazem como sendo algo independente do Detran, isto é, que não envolve influencia interna?

Lucas Oliveira: A maior parte dos processos que a Mister Multas ganha são judiciais. Não procuramos o Detran. Fazemos isso, pois os membros dos próprios órgãos de trânsito são os responsáveis pelo julgamento na esfera administrativa e eles tendem a decidir a favor do departamento. Então, dificilmente é possível vencer um recurso nessa esfera, ou seja, direto no Detran. Normalmente vamos ganhar esses processos pela via judicial.

Mapa das Franquias: Qual o perfil ideal do franqueado?

Lucas Oliveira: É o perfil voltado para a área comercial, que seja pró ativo e tenha alguma noção de gestão. Este empreendedor precisa saber como trazer clientes. Não precisa, necessariamente, ter o conhecimento técnico.

Mapa das Franquias: Quem auxiliou no processo de franchising?

Lucas Oliveira: A padronização (parte técnica) foi desenvolvida internamente ao longo do tempo e contratamos uma consultoria especializada em franquias para nos ajudar a formatar o negócio.

Tecnologia e expansão

Mapa das Franquias: Como é feita a supervisão do trabalho do franqueado? Quais os meios de contato utilizados? 

Lucas Oliveira: Todo o acompanhamento do trabalho dos franqueados é feito via sistema próprio da Mister Multas. Por meio do nosso software é possível fazer a parte financeira, mas ele também define qual linha de defesa deve ser adotada em cada caso. Além disso, ele indica quanto tempo o processo deve demorar para ser resolvido, indica se o condutor poderá continuar dirigindo, quais as chances de vitória e etc. Ele gera um relatório com todas essas informações que são entregues para que o cliente decida se executará o serviço, ou não.

Caso o cliente faça o serviço, é aberta uma ordem de serviço que vai para a matriz e a nossa equipe já começa a montar o processo. Quando protocolado, o cliente recebe um login e uma senha para acompanhar o processo pelo site da Mister Multas. Para cada movimentação feita, há uma atualização em tempo real. Só nós temos isso.

Hoje, o controle é feito via sistema. Conseguimos puxar os relatórios financeiros de cada franquia, quantos atendimentos por semana ela fez, como o cliente chegou naquela unidade, como ele conheceu a franquia, quantos contratos estão sendo fechados na operação, quantos serviços e quais tipos estão sendo vendidos. É possível puxar diversos relatórios. Também nos comunicamos via email corporativo e Whatsapp, além da ligação e suporte remoto e presencial.

Mapa das Franquias: Os dados que ficam na central da empresa são de acesso de todos os franqueados ou são confidenciais?

Lucas Oliveira: Os franqueados têm acesso à todas as informações da sua própria unidade.

Mapa das Franquias: A meta para 2018 é 50 novas operações. Qual a estratégia para atingir esse número?

Lucas Oliveira: A nossa estratégia é investir em divulgação. Temos um planejamento para isso. Recentemente, fechamos uma parceria para que o Cafú, ex jogador da seleção brasileira, seja o nosso garoto propaganda. Ele nos ajudará com peças publicitárias, redes sociais, comerciais de TV e marketing digital. Além disso, também participaremos de diversas feiras de negócios.