Franqueados Do It Yourself – os modelos de franquias não tradicionais no Brasil

Não é novidade que o país passa por um momento de instabilidade econômica, incertezas e alto índice de desemprego, este último, motivo pelo qual muitos profissionais optam por investir em um negócio próprio. Se o valor de uma franquia tradicional muitas vezes não cabe no bolso de quem está empreendendo por necessidade, as franquias mão na massa, ou Do It Yourself, como também estão sendo apelidadas, são boas opções para quem quer empreender.

Segundo dados recém divulgados pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, a abertura de modelos de operações e canais de venda não tradicionais, ou seja, diferente de lojas de ruas e shopping centers, tem se tornado mais frequentes. Um exemplo foi o aumento na participação da modalidade ‘Outros’, que diz respeito às operações Home Based, Delivery e Venda Direta, passando de 3% em 2017 para 5% em 2018.

A associação também acredita que essa flexibilidade de canais de venda vem se fortalecendo e tende a ganhar mais força nos próximos anos. Algumas redes já se preparam para essas mudanças, como a Chocolateria Brasileira e a NYS Collection, enquanto outras já nasceram com formato diferenciado, com é o caso da Mr. Kids.

Visando alcançar mais cidades brasileiras, dar mobilidade aos franqueados e transformar a experiência de venda de chocolates em algo mais intimista, ou seja, próximo do cliente, a Chocolateria Brasileira lançou a Chocobag, uma mala térmica estilizada com capacidade para até 62 litros. O investimento é de apenas R$ 3 mil.

Já a NYS Collection tem o franquia no formato de mala com gavetas, onde é possível ter um estoque de óculos ou bolsas (cerca de 100 ou 50 modelos respectivamente). O investimento total, já com a taxa de franquia, de R$ 15 mil e a estimativa de retorno do capital é de 6 a 8 meses.

Tanto no modelo da Chocolateria Brasileira como no da rede NYS Collection, o franqueado trabalha no esquema Do It Yourself, pois tem a flexibilidade para trabalhar em dias e horários variados, atuando em locais com grande fluxo de pessoas, como parques, colégios, universidades e praças, ou também firmando parcerias com outros estabelecimentos comerciais, como salões de beleza, por exemplo.

Outro modelo diferenciado de operação é o da Mr. Kids. Simples, compacto e profissional são palavras que podem ter efeito de música aos ouvidos de empreendedores que, ainda que com pouco dinheiro, procuram ter uma liberdade profissional. A franquia de vending machine tem a taxa de investimento inicial no valor de R$ 18.700 – incluindo equipamentos e produtos –, e a possibilidade de adaptar horários é um grande atrativo, que possibilitou o rápido e expressivo crescimento da rede nos últimos anos. As máquinas trazem brinquedos e contam com um atrativo a mais: produtos da Turma da Mônica, Carinha de Anjo (SBT), e outros brinquedos infantis muito comuns no mundo geek, todos certificados e aprovados pela Anvisa e Inmetro.