Foco e disciplina garantem faturamento anual de R$800 mil a sócios de franquia

Foco é ter um objetivo, ser determinado a alcançar ou atingir uma meta, ter prioridade em fazer algo não desvirtuando para outro caminho. Para o dicionário, essa é a definição da palavra. Para um bom empreendedor: a definição exata de um negócio de sucesso.

A SMS Digital é uma rede de franquias especializada em comunicação por mensagem de texto. A rede, que atua no mercado desde 2011, orienta seus mais de 150 franqueados sobre o poder que implica à palavra quando colocada em prática. “Nitidamente o foco resulta em produtividade. Toda vez que conseguimos nos dedicar à alguma tarefa sem interrupções ou distrações alheias, o serviço rende e a sua qualidade melhora ainda mais e é isso que procuramos passar para cada franqueado”, relatou Josué Freitas, diretor executivo de operações da marca.

Entre tantas pessoas que integram a rede, dois são exemplo de como um empreendimento conduzido dessa forma pode dar certo. Os sócios Bruno Basso, de 29 anos, e Sergio Silva, de 47 anos, conduzem uma unidade em Porto Alegre (RS) há aproximadamente três anos e garantem que o segredo se dá por meio do “foco”, mas seguido de um outro ingrediente considerado também fundamental; a disciplina! “Ambos viemos de empresas que dependem desses dois conceitos para o sucesso, ou seja, entendemos ser questão de sobrevivência. Além disso, temos controle de indicadores do negócio, uma espécie de Balanced Score Card (ferramenta de gestão estratégica) com análise diária, possibilitando reação rápida frente a resultados indesejados”, disse Bruno.

Os empresários que conduzem a unidade que presta serviços para Pequenas e Médias Empresas – PME faturam anualmente R$800 mil. Valor que segundo os jovens, é resultado da junção dessas palavras e muito trabalho!

E o porquê de um negócio “diferenciado”? Eles explicam. “Nós viemos da área de telefonia e a SMS Digital também é um produto de tecnologia com estoque virtual. Com apenas um notebook e um celular você já tem o necessário para conduzir a empresa de qualquer lugar, o que nos dá autonomia para sair do escritório e até mesmo viajar quando necessário. Além disso, identificamos a excelente oportunidade de mercado, com produto relativamente novo para segmento corporativo e com proposta de atendimento diferenciado (presencial), trazendo assim uma excelente vantagem competitiva”, explicou Basso.

Aos trabalhos
A produção dos trabalhos dos sócios é feita toda de acordo com a personalidade de cada um. Bruno, por ter um perfil mais comercial, administra essa área, já Sergio faz toda a parte do administrativo-financeiro mas ambos cuidam de praticamente tudo. “Tentamos dividir nossas tarefas pessoais seguindo a característica de cada um, no entanto, decidimos em conjunto questões de todas as áreas. O escritório funciona de segunda a sexta, das 8h às 18 h. Todos na empresa têm suas tarefas diárias, inclusive o Sergio e eu, o que não são poucas”, relatou Bruno.

De acordo com os sócios sempre há um dos dois na empresa e ambos se revezam neste sentido. Do tempo que administram a SMS, a única data em que ambos não estiveram presentes foi em uma viagem até a franqueadora que é de São José do Rio Preto interior de São Paulo. “O principal papel de estarmos presentes é depositarmos energia e motivação, além da capacidade de decisão rápida em negociações, já que as alçadas para cada colaborador são limitadas”, explicaram.

Distribuição nas tarefas ajudam na excelência da unidade

Sergio explica que a unidade comporta quatro colaboradores; um deles atua na área administrativa, uma supervisora que coordena a equipe de vendas e é responsável pelo atingimento da meta, cria estratégias de vendas e tem maior autonomia nas negociações com indicadores bem definidos (o que proporciona aos sócios uma atuação mais estratégica na empresa, assim como desenvolver outros negócios) e por fim dois vendedores. “Acreditamos nesse ciclo de planejar, medir, analisar e atuar em melhorias. Na prática, significa avaliar diariamente os resultados planejados X realizados e tomar ações corretivas sempre que necessário. Para isso é importante saber onde quer chegar e como fará para chegar lá”, explicaram.

Benefícios derivados da disciplina e foco
E ter o controle e conhecimento do que é necessário para atingir os objetivos de vendas é um dos maiores benefícios que o empreendedor pode encontrar ao levar a sério os conceitos de foco e disciplina. “Para se ter uma ideia, já definimos nossos objetivos e metas para todo o ano de 2016. Nestes anos de sociedade raramente tivemos uma surpresa negativa, como um mês de produção muito abaixo do que esperávamos e muitas vezes tivemos surpresas positivas, com meses muito bons, acima do esperado, muito pelo FOCO também”, ressaltou Bruno.

Produtividade e qualidade nas atividades de fato são atingidos? Baseado na experiência diária, ambos dizem que sim. “Sem dúvida que o resultado desse esforço se reflete nisso. A cada fechamento de mês, analisamos uma série de indicadores, com essas informações definimos estratégia para o mês seguinte, ou seja, no dia 1° de cada mês nos reunimos pela manhã com equipe e definimos diretrizes macro de atuação para o mês seguinte, ou seja, todos ficam alinhados e direcionados”, disse Basso.

Manter essa atenção, essa disciplina, segundo os empresários está entre as atitudes que levam um profissional ao sucesso. “Acreditamos que sim, porque é muito importante tentar se preparar previamente a desafios e dificuldades, aproveitar oportunidades que surgem diariamente e o mais importante de tudo é cumprir diariamente as tarefas, com foco determinação e volume de trabalho. Não se pode deixar para amanhã o que se pode fazer hoje, porque, amanhã surgirão outras tarefas e oportunidades”, disseram.

Dicas de quem sabe! Valem ouro, “ou alguns reais a mais”
Para quem pensa que atuar dessa forma é um tanto quanto complicado, Bruno explica que não! “É fácil, basta querer”, fala seguido das dicas:

– Siga metas diárias bem definidas de acordo com os objetivos;
– Crie meta semanal de produtividade e monte a estratégia da semana seguinte de acordo com o resultado da anterior;
– Trabalhe com um processo de melhoria contínua, corrigindo erros nos processos constantemente;
– O horário de trabalho e o processo de trabalho devem ser cumpridos por todos na empresa;
– Analise constantemente dados estatísticos de toda a empresa, como vendas, unitários, quantidades de vendas por vendedor, aproveitamento de ligação e visita, entre outros;
– Não opte por captar apenas clientes grandes ou em poucos segmentos, tenha maior quantidade de clientes, de todos os segmentos e de todos os tamanhos. Além de não criar dependência em poucos clientes, é possível manter o faturamento com a sazonalidade de segmentos, ou seja, sempre teremos segmentos aquecidos e outros em baixa;
– Mesmo todos tendo seus processos de trabalho definidos, incentivamos a criatividade, todos tem abertura para propor, porém se não propor nada melhor, deve seguir o que foi determinado;
– Atuar fortemente no pós-venda. Esteja com o cliente nos momentos bons e ruins. Seja/leve solução aos seus clientes. Eles devem saber que podem contar com seu apoio sempre. Isso faz a diferença. Alguns clientes valorizam mais o atendimento do que produto ou preço.

“É preciso definir o processo, executar e ir corrigindo os erros. É apenas processo de trabalho. Obviamente a definição dos processos depende de conhecimento, mas isso está disponível e ao alcance de todos, basta estar disposto a buscar”, conclui Bruno.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!