Expointer 2014 abre e já bate recordes

No último sábado, 30 de agosto, foi aberta a 37ª Expointer, no Parque de exposições Assis Brasil, na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul. Considerada uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina, a edição deste ano começou batendo recordes de público. O sol e o calor atraíram para o parque mais de 53 mil pessoas. E obviamente os negócios começaram a ser feitos. 

Tradicionalmente os expositores costumam levar para a Expointer o que há de melhor e mais moderno quando o assunto é a tecnologia que envolve a agropecuária e a indústria. No ano passado o faturamento total (venda de maquinário, animais, automóveis, produtos da agricultura familiar, dentre outros artigos) chegou a marca de R$ 3.292.548 milhões. Só de máquinas e implementos agrícolas a comercialização total foi de R$ 3.274 milhões. Na abertura do evento, Claudio Fioreze, secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado, contou que se espera que 2014 atinja o mesmo resultado de 2013.

Claudio Bier, presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas (SIMERS), disse que mesmo com os números positivos do ano passado, neste é necessário ter cautela. “Para esta edição, a nossa expectativa é moderada devido ao cenário que se apresenta neste momento, que é diferente do cenário de 2013. Neste ano, as commodities tiveram redução de preço, o que impactou na receita do produtor rural. O PSI ficou entre 4,5% e 6% de acordo com o equipamento e o produtor não teve esse benefício nos impostos. Logo, essa conjuntura econômica exige outra postura do produtor rural. Temos incentivos como as linhas dos bancos e os programas. Mas acreditamos que vamos atingir os números do ano passado”, explicou Bier. 

Ernani Leonel Oliveira, gerente regional de vendas da Massey Ferguson (fabricante de tratores da AGCO do Brasil), ressaltou que a Expointer é tradicionalmente um momento de venda. “Tanto o agricultor, como a concessionária e a fábrica se preparam para este evento. Nós trazemos novidades, destaques, lançamos produtos diferentes e mostramos o que há de melhor de tecnologia. A Expointer, sim, é um fator que pode aumentar as vendas”, lembrou Oliveira.

O gerente destacou que durante a Feira a grande parte dos agricultores protocolam a compra, já que na maioria dos casos as máquinas agrícolas são compradas via financiamento bancário. Ernani salientou a importância que os concessionários têm para a Massey Ferguson “todos os concessionários do Rio Grande do Sul e um de Santa Catarina estão presentes aqui na Feira e como são eles que vendem o nosso produto, pois nós estamos aqui mais para dar um apoio, estamos muito bem representados”. 

Uilson Zíngaro, gerente comercial da concessionária Nissan, falou que o objetivo da concessionária é vender 600 picapes. Em 2013 foram vendidas 500 unidades. 

Para o gerente essa semana de exposição tem uma importância singular. “Este momento é especial tanto para a empresa tanto para os clientes. O produtor rural, o nosso público alvo aqui, espera o ano todo para que tenha alguns descontos promocionais como nós temos, já que são diferentes do ano todo. Ele aguarda a Expointer para comprar a sua picape, que é o nosso veículo de maior venda aqui (na Feira)”, concluiu Zíngaro.

A Expointer 2014 acontece até o dia 7 de setembro.  

 Clique aqui para receber mais informações: http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter