Executiva do Grupo HOPE dá dicas para quem deseja empreender

Pesquisa feita pela Endeavor em 2015, aponta que 76% dos brasileiros sonham em ter o próprio negócio, e com o atual cenário econômico, as oportunidades aumentam para quem deseja empreender. Mas é preciso ter cautela e evitar erros. Experiente no assunto, Sandra Chayo, diretora de marketing do Grupo Hope dá dicas para quem deseja ser o próprio chefe e abrir um negócio.

Seja otimista

Aposte no seu sonho, mas com planejamento e conheça muito bem o segmento em que irá atuar. Crie cenários otimistas, pois quem acredita no seu próprio negócio gera mais oportunidades e consequentemente conquista bons resultados. Além disso, desenvolva o espírito de equipe para que todos da empresa estejam comprometidos.

Conheça o setor que irá atuar

É essencial pesquisar o segmento que irá trabalhar e descobrir o perfil do público-alvo e os produtos ou serviços que serão oferecidos. Em 2016, o cenário de instabilidade econômica deve prosseguir, por isso, é necessário buscar oportunidades para empreender em setores que mantém o crescimento, a estabilidade e a demanda apesar das influências do mercado.

Seja dedicado em tempo integral

Quem trabalha no próprio negócio precisa ficar atento a todos os detalhes do serviço ou produto, além de manter os colaboradores motivados e comprometidos com a operação. É satisfatório ver o seu negócio dar certo e colher o fruto do que foi plantado.

Estude constantemente

Algumas pessoas abrem o próprio negócio e contam apenas com a experiência profissional adquirida ao longo dos anos, mas uma base de conhecimento sólida é muito importante e se atualizar constantemente é essencial. Se não for possível se inscrever em algum curso, recomendo a leitura. Hoje em dia diversos materiais específicos estão disponíveis para quem busca estudar. Empreender é um processo constante de aprendizado e desenvolvimento.

Crie planos

Todos os dias surgem desafios, mas o importante é ter coragem para enfrentá-los, principalmente no momento que a empresa está se estabelecendo no mercado e busca o equilíbrio financeiro. É preciso criar planejamentos e se preparar para o futuro, visualizando os objetivos almejados.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!