Estudo sobre o franchising brasileiro revela que o setor financeiro cresceu com a crise

Segundo estudo da Franchise Solutions – consultoria especializada em franquias, pesquisas, acompanhamento e evolução do mercado – atualmente no Brasil existem 49 redes de franquias do setor financeiro em operação. Juntas essas marcas possuem cerca de 1.589 unidades instaladas e faturaram em 2016 cerca de R$ 2 bilhões de reais, gerando quase 9 mil empregos diretos, crescimento de 6.78% referente a 2015, mercado que foi impulsionado pela crise.

Segundo Pedro Almeida, consultor da Franchise Solutions, este crescimento foi gerado por dois motivos, o primeiro por conta das pessoas precisarem de mais crédito e a outra demanda foi gerada pelas empresas de cobrança que também aproveitaram o momento para expandir sua atuação. A prova de que este cenário está cada vez mais promissor, é que a CredFácil, rede pioneira no país nos serviços de empréstimos consignados, está focando a expansão das suas unidades para São Paulo e Minas Gerais.

Somente no ano passado, a rede faturou 15 milhões com mais de 50 unidades em operação e em 2015, em plena crise, o faturamento foi de 10 milhões. Segundo André de Oliveira, presidente da rede, até dezembro de 2017 a CredFácil irá inaugurar mais 40 unidades, 250 empregos diretos e irá movimentar mais de 6 milhões de vendas de créditos ao mês. “A nossa rede é uma oportunidade de negócio de baixo investimento, sem royalties e alta rentabilidade. Um investidor com o perfil comercial poderá ter um excelente faturamento de até 250 mil reais de vendas de créditos”, afirma Oliveira.