Estoque indesejado: dicas para gerenciamento e prevenção de desperdício

O estoque é um dos bens mais preciosos para uma franquia, pois ele representa grande parte do valor financeiro da unidade e consequentemente da rede. O gerenciamento correto destes recursos pode garantir retornos e margens de lucros ainda maiores para o franqueado.

Do mesmo modo, o mal gerenciamento pode não apenas diminuir as margens de lucro, como também ameaçar o capital do empreendedor e em casos mais graves, levar o negócio a falência.

Dicas para gerenciamento do estoque

Uma das principais estratégias para o sucesso é prevenir o surgimento do estoque indesejado, que nada mais é do que aquele excesso de mercadorias que mantém seus recursos parados e, em alguns casos, como no segmento alimentício, pode acabar perecendo e se revertendo em prejuízo em curtos intervalos de tempo.

Para não permitir que haja este tipo de acúmulo desnecessário ou que seus recursos aplicados na aquisição do estoque pereçam, é possível seguir recomendações como:

Investir em planejamento eficiente
Para isto, deve-se dedicar um tempo na análise dos dados estatísticos sobre o histórico dos estoques em períodos anteriores. A organização de um catálogo com histórico de datas de recebimentos e do tempo que a mercadoria permanece armazenada, são os primeiros passos para um controle eficiente que permitirá planejar com segurança as próximas compras.

Previsão de demanda real
É importante ter em mente que há diferenças entre a demanda prevista e a real e para manter o controle desta diferença deve ser criado um estoque de segurança onde não haja falta de produtos, nem excesso. A função deste estoque de segurança será cobrir possíveis variações nas vendas ou suprimentos.

Organização eficiente dos produtos
A disposição física ordenada de seu estoque será uma importante aliada tanto para a localização dos mesmos quando necessário, como para contribuição para que não haja desperdícios.
Um sistema de armazenamento que facilite a identificação, separando os materiais por categoria, liberando prioritariamente o acesso e a movimentação dos itens com maior entrada e saída é uma solução simples e muito prática para evitar desperdícios.

Controle do giro de estoque
Além do acesso e visualização facilitados, as entradas e saídas do estoque e qualquer tipo de movimentação do mesmo deve ser controlada de modo formal, mantendo um acompanhamento periódico de todas as demandas, simplificando o planejamento orçamentário e prevenindo a perda de dinheiro.
Para isto, deve ser seguido o padrão de controle com o sistema apresentado pela franquia e os responsáveis por este acompanhamento devem ser bem treinados, para operar o sistema de modo correto e eficiente.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!