Especialistas em franchising dão dicas de como empreender na crise

Todos sabemos que o próximo ano deve ser cheio de incertezas e contar com instabilidades financeiras, talvez ainda mais assustadoras do que as que aconteceram neste ano. Mas é também neste cenário que nascem grandes oportunidades para lucrar sendo dono do próprio negócio.

De acordo com Lucas Atanásio Vetorasso, consultor da Teaser Franchising, é nesses momentos que os corajosos irão se sobressair. O consultor explica que há alguns mandamentos que devem ser seguidos para investimentos e o cuidado deve ser redobrado em épocas como a que estamos vivendo. “Lembre-se que o trabalho se inicia antes da porta da sua empresa abrir. A palavra de ordem é planejamento e o segredo é identificar a dinâmica do mercado e acompanhá-la, além de enxergar as necessidades e potencial do ambiente onde se implantará o negócio”.

Qualquer que seja a atividade, quem vai começar um negócio deve diagnosticar o potencial de venda dos serviços ou produtos a serem oferecidos e compará-lo ao plano de negócios mínimo que pretende alcançar.

Com as condições devidamente analisadas, o próximo passo é se empenhar para alcançar o sucesso que espera. “Trabalhe duro e expanda quando o mundo estiver se retraindo”, ressalta Lucas.

Para Everton Didone, da Conceito Franquias, também é necessário estudar o produto que irá trabalhar. “A receita para montar qualquer negócio é estudar com muita calma o mercado e juntar o maior número de informações possível para não se deparar com erros que podem ser mortais para o negócio. É muito importante observar o comportamento do mercado e trabalhar com um produto que seja necessário para a clientela em geral”.
Otimista, ele explica que para bons empreendedores, não existe tempo de crise. “O bom empreendedor risca a letra “s” da palavra “crise” e fica apenas com a palavra crie”.

Em expansão mesmo em um cenário de retração, o franchising brasileiro vem mostrando sua força e registrou um aumento nominal do faturamento de 8,2% no 3º trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2014, com um total de R$ 35,5 bilhões e 133.897 operações de franquias em atividade. O setor é uma ótima oportunidade para quem deseja abrir o próprio negócio, mas é preciso ter cautela ao escolher uma franquia. “As chances de erro são menores ainda quando o futuro empresário busca uma franquia consolidada no mercado nacional, pois das muitas dificuldades que seriam encontradas durante a fase de implantação e operação do negócio, a franqueadora já vivenciou e consegue oferecer a solução exata para o então franqueado.”, declara Everton.

Com investimentos a partir de R$ 1.600,00, o setor de franquias oferece um leque de oportunidades para os interessados em mudar de vida em 2016, sendo dono do próprio negócio. Confira.

Ahoba Viagens
Primeira rede de franquias de viagens online, que se conecta ao cliente através de voz, texto e vídeo. Em menos de um ano de existência já comercializou centenas de pacotes de turismo. Tem um baixo valor de investimento e um rápido retorno.
Investimento inicial – a partir de R$ 1.600 mil (para universitários); R$ 3.600 (tradicional)

Sapatilha na Sacola
Especializada na venda de modelos exclusivos de sapatilhas, que tem como formato principal a vendedora visitar as clientes levando em uma mala expositora personalizada os diferentes modelos de calçado. Possui cinco modelos de franquias.
Investimento inicial – a partir de R$ 19.900 mil

Pão Express
Rede de padarias drive-thru. Além de oferecer produtos de uma padaria convencional, como pães, salgados, cafés, leite, frios e sucos, a rede conta com um grande diferencial: o sistema drive-thru que evita que o consumidor enfrente longas filas e dificuldades na hora de estacionar seu carro. O franqueado também não precisa se preocupar com a contratação de mão de obra, um dos grandes gargalos do setor, já que não há a necessidade de padeiros.
Investimento inicial – R$ 150 mil

Brasileirinho Delivery
Oferece comida típica brasileira, mas com um grande diferencial: servida em Box. A Brasileirinho Delivery oferece 21 opções de pratos diferentes, todos tradicionalmente brasileiros.
Investimento inicial – R$ 100 mil

Boteco em Casa
No mercado desde 2007, o Boteco em Casa é um buffet que vai até a casa do cliente, reproduzindo verdadeiros “botecos” seja por meio de quitutes fresquinhos, quanto pelo chopp sempre gelado e toda a caracterização dos típicos botecos nacionais e daqueles espalhados pelo mundo.
Investimento inicial – R$ 163.217,00

Light Food Way
Especializada em delivery de comida saudável.Com o slogan “Comida de SPA na sua Casa”, a rede de franquias oferece delivery de refeições saudáveis, com um cardápio variado com mais de 50 pratos de comida balanceada, hipocalóricas e hipossódica.
Também são comercializados pratos congelados e voltados para dietas especiais como a low carb (menos carboidrato), sem glúten e detox. O consumidor pode optar também por refeições completas (café da manhã, colação, almoço, café da tarde, jantar e ceia) ou simplesmente um almoço light.
Investimento inicial – A partir de R$ 36.000,00

Só Varais
Pioneira no segmento de varais indoor e outdoor do Brasil , a Só Varais atende em média 500 clientes por mês prestando serviços de venda, instalação e manutenção de varais. São cerca de 600 varais produzidos mensalmente, o que equivale a 30 por hora, para atender a alta demanda.
Investimento inicial – R$ 128.911,00

Mary Help
Primeira rede de franquias do Brasil especializada na seleção de profissionais mensalistas e diaristas para serviços domésticos. Recruta além de empregadas domésticas, babás, passadeiras, motoristas particulares, acompanhantes de idosos, entre outros.
Investimento inicial – R$ 30 mil

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito