Empresas investem em consumo ‘on the go’ para se adequar ao ritmo dos clientes

Com o ritmo de vida acelerado das grandes cidades, os consumidores têm, cada vez mais, optado por produtos e serviços que ofereçam maior praticidade. Hoje, a otimização de tempo e energia deve estar na mira das empresas, uma vez que o consumo ‘on the go’ é uma das tendências apontadas para o próximo ano, de acordo com o ‘Caderno de tendências para pequenos negócios’, do Sebrae/PR.

Mas, como as empresas podem se adequar às novas formas de consumo rápido? A Casa de Bolos, pioneira no segmento de bolos caseiros, constatou esse comportamento em poucos anos de atuação, fazendo com que os bolos caseiros ganhassem uma nova versão, em 2015, desta vez no pote e para consumo mais individual e imediato, o Bolo Caseiro no Pote. “Criamos esse produto com o propósito de atender à uma necessidade do mercado, de um produto caseiro, de excelente qualidade, mas que poderia também servir para consumo no local. O produto rapidamente tornou-se um sucesso”, explica Rafael Ramos, diretor de marketing da Casa de Bolos.

Com o sucesso do Bolo Caseiro no Pote, a rede avaliou a oportunidade de lançar um modelo de negócio no formato de quiosque voltado ao produto, chamado ‘Quiosque Bolo Caseiro no Pote’, que oferece 13 diferentes sabores. Uma unidade deste quiosque já foi inaugurada no Ribeirão Shopping, localizado na cidade sede da Casa de Bolos, onde estão o escritório administrativo e Centro de Treinamento.

“Estamos sempre avaliando as oportunidades para incrementar a nossa atividade, e esse novo modelo de negócio abre uma nova área de atuação para a Casa de Bolos, principalmente em centros comerciais, onde, até então, não atuávamos, além de estarmos mais próximos desse perfil de cliente, que busca uma maneira rápida e prática de saciar a fome”, destaca Ramos. “Já no aspecto institucional, fortalecemos a marca Casa de Bolos como a maior franquia de bolos caseiros do Brasil, consolidando sua participação, também, nesse segmento de mercado”, completa o executivo.

A rede pretende manter o ritmo de crescimento com o novo modelo de negócio, ampliando, inclusive, a possibilidade de expansão em shoppings centers, galerias, estações de metrôs, aeroportos, universidades, hipermercados e outros centros comerciais, ambientes com intenso fluxo de pessoas. Atualmente são mais de 330 unidades abertas no Brasil e a meta é implantar ao menos 100 unidades deste novo modelo de negócio até 2020. A expectativa da rede é atingir a marca de 350 franquias em todo o país em 2018, chegando a 400 unidades (loja de rua) até o final de 2020.