Empresas apostam em modelos enxutos para ganhar mercado

A migração das redes de franquias para regiões com um menor número de habitantes é cada vez maior. Com a saturação dos centros metropolitanos as marcas optam por desenvolver um plano de expansão que contemple cidades em crescimento e com um grande potencial econômico, mas pouco exploradas.

De olho nessas praças, as marcas têm desenvolvido modelos de negócio compactos, adequados para cidades com um menor número de habitantes e com isso mais baratos. Um formato que se destaca entre os demais são os quiosques. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2015 houve um crescimento de 4,1% de redes que aderiram ao modelo.

O sucesso tem explicação. O modelo possui menor valor inicial para implantação, se comparado a uma loja tradicional, não exige obra de adequação, o que torna os custos de instalações e manutenção menores, e ainda tem a vantagem de não pagar “luva” (taxa cobrada pelos shoppings centers pelo ponto comercial). 

Como parte da estratégia para acelerar a expansão, a Tip Top, marca consolidada há 64 anos no varejo por meio de suas lojas tradicionais, mega stores e multimarcas, a rede acaba de lançar a primeira unidade no formato quiosque. “Nossa proposta é oferecer aos franqueados a possibilidade de investimento em regiões com cerca de 80 mil habitantes, uma operação mais compacta, mix de produtos reduzido, foco na linha praia e vestuário para bebês”, diz Ricardo Marcondes, gerente de expansão da Tip Top. O investimento inicial será de R$ 150 mil reais considerando mobiliário, montagem, fretes, produtos e capital de giro.

Outra rede que aposta no negócio enxuto é a Sóbrancelhas, rede referência em embelezamento do olhar e da face. A marca foi a pioneira em implantar quiosques de franquias no segmento de sobrancelhas e hoje 45% de unidades são neste modelo. “Optamos por esta inovação para pulverizar a marca em muitas regiões em curto espaço de tempo. Não perdemos a qualidade, os quiosques são projetados para um bom aproveitamento do espaço dando a possibilidade de atendimentos simultâneos. São bem iluminados, possuem monitores interativos, vitrine personalizada para exposição dos produtos e o valor menor que uma loja tradicional”, completa Luzia Costa, fundadora da Sóbrancelhas. O investimento é de R$ 114 mil, e a marca espera aumentar o número de quiosques em até 40% em 2017.

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