Empresários mostram que é possível ter sucesso mesmo em época de crise

Crescimento baixo, inflação aumentando, juros altos, câmbio disparando e investidores pessimistas, este é o cenário que vivemos aqui no Brasil e que escutamos na maioria dos noticiários. O primeiro trimestre de 2015 não foi fácil, mas não são todos que entraram na onda da crise.

O que poucos levam em consideração é que época de crise é tão importante como qualquer momento de fartura econômica, pois é nessa hora que o empresário enxerga a necessidade de mudanças e obriga a empresa a rever seus conceitos para crescer. O difícil é que poucos conseguem traçar um plano que saia do tradicional e superam essa fase. Mas quem o faz, mostra que não é impossível, e garante que o momento é ideal para se reposicionar no mercado e apostar em um diferencial.

Neste primeiro semestre do ano, a rede de franquia odontológica, Ortodontic Center, aumentou em 20% a venda de novas unidades e 30% em faturamento. De outubro a julho, a marca teve um crescimento de 100% em número de clínicas implantadas pelo Brasil.“A potencial crise não está afetando a rede, que mantém o ritmo de crescimento acima da média esperada para este ano. Além da atuação da empresa estar relacionada aos setores de saúde e serviços, apresentamos diferentes modelos de negócios aos franqueados. Há 13 anos no mercado odontológico, já conquistamos credibilidade e rentabilidade da rede, fatores que também garantem que a demanda por franquias e o desempenho das clínicas já implantadas mantenham o crescimento”, revela o sócio fundador da Ortodontic Center, Fernando Massi.

Outro exemplo é a Patroni, maior rede de franquia de pizzaria no Brasil. No primeiro trimestre do ano, a marca registrou um crescimento de 17%, se comparado ao mesmo período de 2014. Além disso, a Patroni decidiu apostar em um modelo de negócio compacto, com investimento inicial de R$ 150 mil, desenvolvido para ser implantado em locais que possuem alta aglomeração e movimentação de pessoas, proporcionando assim a compra por impulso.Entre as novidades, a marca também reformulou o cardápio. O novo formato, composto por um mix de pratos apurados e mais simples, facilita a decisão final do cliente, visando o ganho de tempo na hora da compra e a eficiência do atendimento. Em resumo, a meta é reduzir o Custo Médio das Mercadorias Vendidas (CMV) e dar mais rentabilidade a variedade oferecido, projetando melhorias significativas no resultado final. Além disso, a marca aposta em parcerias de co-branding e na criação de novos pratos, como o Parmegiana Pepperoni. O plano de expansão da marca comtempla a abertura de 95 unidades, sendo 50 no novo modelo Patroni Expresso e 45 entre os modelos classic e premium. A rede conquistou faturamento de R$ 335 milhões em 2014.

A crise não é forte o suficiente para dar fim a uma tradição que movimenta um mercado de bilhões de reais. Isabella Ciampaglia, idealizadora do Cherrs Off, evento que tem como proposta, unir em um único espaço, todos os fornecedores necessários para realizar uma festa de casamento dos sonhos, conta “ no país, já são mais de 8,5 mil empresas no ramo, para se ter uma ideia, mais de 1 milhão de uniões foram realizadas no Brasil, estamos longe de sofrer com a crise, os noivos até podem tentar economizar, mas não deixam de fazer a festa”.

A Tip Top, referência nacional em vestuário infantil focado em roupas para bebês, vai à contramão da crise e abrirá quatro novas lojas de porte amplo (300 m²). A rede comprova a tendência de procura por lojas de departamentos exclusivamente infantis. A marca já possui 101 lojas em todo o Brasil, sendo que até o final do ano serão 07 Mega Stores em operação entre lojas próprias e franqueadas. “Estamos remando contra a maré nesta fase de retração econômica, pois mais do que dobramos o número dessas lojas maiores, passando de três para sete unidades neste ano, e nossa previsão é abrir no mínimo mais dez novas Mega Stores com franqueados da rede em 2016. A Tip Top seguiu a tendência do setor de vestuário, que, segundo estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), teve um crescimento de 12% no ano passado”, celebra Ricardo Marcondes, gerente de expansão da rede.

Luzia Costa, fundadora da Sóbrancelhas é um exemplo quando tratamos de dificuldades no negócio próprio. Ela já fez massagens em uma tenda na praia, teve um carrinho de lanches e até fabricou e vendeu pirulitos. O fracasso em seus primeiros negócios fez com que Luzia Costa continuasse na busca por aprendizagem, e foi então que finalmente alcançou o sucesso com uma rede de franquias especializada em sobrancelhas, um mercado onde ela se identificou e descobriu um dom. Hoje a empresária, mesmo em tempos “difíceis” fatura R$ 2,8 mil e conta com mais de 60 unidades que crescem sem parar.

Com modelo enxuto, o fundador Renato Kuyumjian, da Quinta Valentina, empresa especializada em franquias home-based de venda direta de calçados femininos, enxerga que o modelo da marca auxilia neste momento de crise e supera a retração econômica. “Nosso modelo de negócio chama atenção por ter um valor de investimento mais baixo, retorno rápido e praticamente a inexistência de despesas operacionais. Essa proposta tem nos levado a um rápido crescimento em curto espaço de tempo, além de uma excelente receptividade por todo o país”, afirma Renato, que só este mês inaugurou 16 franquias.

A SOLD, empresa de leilões virtuais, garante que a crise está passando despercebida para a lucratividade, porque as empresas que querem diminuir seus negócios estão leiloando cada vez mais. Hoje por exemplo, há 20 pessoas para fazer o levantamento de oportunidades de leilões, catalogação dos bens etc., e a empresa segue contratando por conta do aumento da procura das empresas pelos leilões.

A MetroFit é uma empresa especializada no conceito de self storage, onde é possível locar espaços para armazenar itens pessoais ou profissionais com segurança e praticidade. Para quem está cortando custos e muitas vezes, diminuindo seus espaços físicos para reduzir custos com estocagem e distribuição a Metrofit é a solução, ou seja, a época de crise que a marca surgiu foi de certa forma, propício par ao seu crescimento e trouxe benefícios.

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