Empresária assume franquia à beira da falência e dobra faturamento em três meses

Busca pelo ganha pão foi diário; todos os dias a franqueada batia de porta em porta a procura de oportunidades

O repasse de franquia é uma modalidade existente no franchising muito comum de acontecer. A ação implica em o franqueado repassar a operação à um novo empreendedor. Os motivos para isso são variados! Entre outros, muitas vezes acontece de o franqueado mudar de cidade, ter desentendimento entre os sócios e há ainda quem prefira vender a unidade antes de chegar a falência.

Isso mesmo! Para uma franquia ter sucesso, não basta apenas o know-how e suporte da marca, é preciso dedicação e esforço do franqueado também. A junção dessas duas forças gera bons resultados, caso contrário as consequências são bem ruins.

A Acqio, rede de franquias com foco em pagamentos eletrônicos, acumula algumas histórias. Entre elas, uma que ilustra exatamente essa situação. Segundo Carlos Rollo, sócio diretor da rede, durante 10 meses que atuou um franqueado reclamava diariamente sobre o mercado e o produto oferecido (maquininhas). 

Durante todo esse tempo, entre estratégias e soluções para suprir o problema deste empreendedor, a rede tentava entender o problema de fato, até que então, o mesmo resolveu repassar a franquia.

Em pouco tempo surgiu uma interessada, a Denise Aguiar Kuball, 50 anos, moradora de Tubarão (SC). E o que o antigo franqueado não conseguiu em 10 meses, a Denise superou em menos de quatro. Aliás, nesse pouco tempo ela conseguiu inclusive quitar o investimento total de R$ 7.490,00 (taxa de franquia + giro) que fez na sua unidade.

“Em Setembro iniciamos uma negociação com a Denise. Foi demonstrado e explicado o plano de negócio e o pós-venda. Em pouco tempo ela veio para o negócio e rapidamente conquistou resultados surpreendentes”, explicou o diretor.

A empresária trabalhava para a concorrência e conheceu a Acqio por meio de uma antiga cliente, e ao entrar para a rede teve que começar do zero. Sem nenhum cliente! Mesmo a base do antigo franqueado tendo sido transferido para ela, não havia contatos em potenciais. Por esse motivo, ela precisou construir o seu.

A busca pelo ganha pão foi diário. Todos os dias ela batia de porta em porta a procura de oportunidades, que aos poucos foram aparecendo. A somatória de comprometimento à um suporte forte e atendimento personalizado garantiram à Denise, a conquista e fidelização de muitos clientes. “Eu já tenho facilidade em trabalhar com a área comercial, e nas minhas dificuldades a Acqio me proporcionou respaldo. Por conta disso acabei tirando de letra”, disse.

Em apenas quatro meses de empresa, a franqueada já consegue vender 10 maquininhas de cartão por mês e já possui um faturamento mensal de R$ 350 mil. Otimista, ela diz que para este ano pretende dobrar o número de vendas, e consecutivamente o do faturamento.

Mesma oportunidade, mesma cidade, mesmo cenário… resultados diferentes. Quando questionada sobre os pontos que tocou para mudar a situação, ela diz: “Nunca desistir. Em todos os campos de trabalho, sempre encontraremos dificuldades. Para vencermos um novo negócio devemos sempre estar motivados e interessados em crescer profissionalmente. A batalha é grande, mas nosso mercado é um dos melhores”, concluiu.

Rollo finaliza dizendo que o comportamento do franqueado diante das circunstâncias pode mudar tudo. “Muitos acham que comprar uma unidade franqueada é garantia de sucesso. Mas não, é preciso muito trabalho e mão na massa. Nós oferecemos todo o suporte, basta o empreendedor se dedicar que com certeza ele colherá os frutos”, falou.