Empreendedorismo feminino dá a cara para empresa de blindagem de estofados

Fundada na Bahia em 2014, a CleanNew, maior rede de higienização e blindagem de estofados da América Latina, iniciou sua expansão internacional no mês de setembro. A empresa que já conta com 23 unidades espalhadas pelo Brasil, estará em pelo menos mais três países até o final de 2018 – Estados Unidos, Argentina e Colômbia. Além da tecnologia e sistema exclusivos, boa parte desse sucesso se deve aos franqueados que apostaram na empresa e que tocam o dia a dia com os clientes, sendo que 17 das 23 unidades são comandadas por mulheres.

As franquias gerenciadas por empreendedoras representam cerca de 70% do faturamento anual de R$ 8 milhões da empresa. E mais do que isso, o CEO da CleanNew, Fritz Paixão, destaca que muitas características incorporadas na cultura da companhia foram absorvidas da maneira que essas mulheres gerenciam o negócio. “O comportamento das nossas franqueadas, a participação delas nas discussões, a forma que atendem os clientes e gerenciam o negocio agregaram muito para o crescimento e se tornaram parte da cultura da CleanNew.”, destaca o CEO.

O cenário visto na empresa é uma realidade cada vez mais comum no mercado empreendedor. Pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), aponta que os homens ainda são maioria entre os empreendedores do país, porém, o cenário está mudando nos últimos anos. Entre os novos negócios, desde 2016, as mulheres têm uma taxa de empreendedorismo maior do que a dos homens. “Esse cenário é animador e fico feliz em ver que a CleanNew é uma amostra e segue o modelo de uma sociedade igualitária e de respeito para todos, independentemente do sexo ou qualquer outra questão”, completa Fritz Paixão.

Além das franqueadas, a CleanNew também incentiva a contratação de mulheres para execução dos serviços e mapeia constantemente iniciativas para apoiar causas relacionadas ao empreendedorismo e igualdade entre todas as pessoas.