Doutor Resolve inicia plano de expansão com unidade inaugurada na Costa Rica

As franquias brasileiras seguem fazendo sucesso lá fora. Com mercado atraente, a internacionalização de franquias vem se tornando uma tendência por aqui e a cada dia os números desse movimento são mais positivos. Uma pesquisa promovida pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) apontou que a presença de marcas nacionais avançou de 80 para 100 países no ano passado.

O estudo mostrou também que (até então) havia 142 redes de franquias nacionais atuando no exterior, 129 possuíam operações físicas em outros países e 18 redes exportavam ou distribuíam produtos em mercados estrangeiros. Outro dado que reforça essa questão é o ranking do World Franchising Council, em que diz que o Brasil mantém a 4ª colocação global em número de redes, e a 6ª posição em número de unidades, se posicionando entre os dez países do mundo.

Do interior para o mundo

Localizada no interior de São Paulo (São José do Rio Preto), a Doutor Resolve – rede de franquias especializada em construção civil – que abrange serviços desde o reparo até a construção – desde 2013 atua com internacionalização. Segundo Evandro Pinotti, além de ser uma oportunidade de visibilidade e desenvolvimento de marca, a operação em outros países também é uma chance de prospecção operacional.

“Ao lidarmos com uma nova cultura, com novas pessoas, há grandes chances de que exista uma evolução operacional. O que é natural de acontecer quando surgem novas pessoas e novas formas de atuar. A internacionalização de marcas traz sim benefícios, reforço, mas talvez o maior ganho seja no aprendizado. No fazer de forma assertiva, de fazer melhor unindo visões, práticas de culturas diferentes que se somam para um objetivo comum: a satisfação do cliente e a prestação de serviços com qualidade e segurança”, explicou o sócio-presidente da franqueadora, Evandro Pinotti.

A Doutor Resolve possui hoje 62 franquias distribuídas pelo Brasil e claro, no exterior. São oito no México, três no Panamá e mais recentemente, uma na Costa Rica. A conquista que ocorreu por meio da másterfranquia que também está localizada em uma das unidades em terras estrangeiras: Panamá – responsável pela área da América Central (exceto México que já possui uma operação máster), e veio para fortalecer o plano de expansão que a rede tem para esse e o próximo ano.

De olho na América Latina… Europa também no radar

Há dois anos a Doutor Resolve entrou para o grupo da EFFE Franchising, e por bem, a nova gestão decidiu por focar esse período no fortalecimento da marca e desenvolvimento aos franqueados. Agora em 2018, a empresa está com força total para expandir em mais localidades.

“Queremos consolidar nossa operação na América Latina (chegando a países como Paraguai, Argentina, Chile e Peru) e iniciar operações na Europa, em locais como Portugal, Espanha, França e Itália. Selecionamos principalmente as regiões de origem latina, pois há grande afinidade cultural, além disso, no caso de países de idioma espanhol já temos experiência operacional o que otimiza a adaptação de sistemas, manuais, etc”, explica o empresário, Gustavo Cunha, sócio diretor de novos negócios da empresa.

A expectativa é de que até 2021 seja inauguradas unidades na Europa, além de cinco países da América Latina, fora o Brasil.

Mas não é por acaso que a marca foca em algum local em específico, antes disso há todo um trabalho desenvolvido. “Temos estudos para vários países da América Latina, Europa e também América do Norte. Mapeamos essas oportunidades observando o potencial de mercado e disponibilidade de mão de obra, que são as premissas que atualmente verificamos no Brasil. A ideia é sempre iniciar como uma operação de franquia para então, após meses de atuação, ajustes e resultados, evoluirmos para novas franquias ou másterfranquia, sempre reportando ao Brasil”, comenta o diretor. 

Planejamento calculado

Evandro afirma que houve um grande planejamento para suportar essa expansão. Ele fortaleceu o suporte que hoje dispõe de uma equipe de excelência, também já pensando nessa estratégia. “Dispomos de processos desenhados e pessoas capacitadas para isso. Temos um time de profissionais altamente capacitados para atender as demandas que surgirem tanto exterior, como também aqui no Brasil”, fala Evandro.

Serviço Universal

Evandro pontua que os serviços que a marca oferece possui demanda universal e acredita que esse seja também um potencial para que o mercado aceite tão bem o tipo de negócio. “Vez ou outra surge um reparo que precisa ser realizado, resolvido. Independente da cultura do país, essas situações surgem no dia a dia. Mesmo em países com cultura DIY (Do It Yourself – termo para “faça você mesmo”), em que muitas vezes as pessoas possuem ferramentas e conhecem o procedimento de reparos, volta a questão da conveniência, de um profissional que te atenda de forma que você, como cliente, possa se ocupar com outras atividades”, relata.

Animado, porém sereno, ele alerta sobre a questão: “É muito importante que esteja claro que iniciar operações em um novo país demanda planejamento, estrutura, e consciência de que as experiências na operação local (Brasil) são sim um ponto de referência, mas para o novo momento, é necessário todo um projeto, um planejamento fazendo uso desse conhecimento e experiência local associado à experiência de pessoas que irão operar no novo país. Existem fatores culturais que somente podem ser levantados in loco, além de aspectos operacionais, pertinentes ao modelo de negócio, que precisam ter sua viabilidade confirmada”, finaliza o empreendedor.