Diminuir para aumentar

A rede de escola de idiomas inFlux English School é formada por 100 unidades franqueadas e tem mais de 40 mil alunos em todas as regiões do país. A empresa iniciou suas atividades em 2004, em Curitiba (PR). Um dos diferenciais da rede é registrar em cartório um compromisso de aprendizado eficaz e medido por um certificado internacional em dois anos e meio.

Recentemente, a inFlux vem apostando em um modelo menor de suas tradicionais escolas, a inFlux Slim, que mantém o mesmo padrão de qualidade no ensino e na operação. Seria esse modelo compacto da franquia uma decorrência da crise?

“Nós não criamos o modelo Slim pela crise, na verdade, quando criamos este modelo de investimento mais baixo a intenção foi facilitar a entrada em mercados onde o aluguel dos imóveis está muito alto como no Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, e para cidades com até 50 mil habitantes”, explica Fábio Medeiros, Gerente de Expansão da inFlux English School. Segundo ele, o Slim vem para gerar novas oportunidades. Mas não se trata de um tamanho reduzido que serve para todos. Pelo contrário, “cada projeto é tratado de forma exclusiva”, esclarece ele: “Para todas as escolas inFlux é feito uma estudo de mercado que avalia qual o perfil ideal de escola para aquele mercado em especial”.

A força da educação
A franquia acredita no crescimento mesmo em um contexto econômico adverso. Como isso é possível? Segundo Medeiros, a inFlux não foi pega de supressa pela crise e aprimorou seu modelo tanto de captação de alunos quanto de seleção de novos franqueados.

Ele acredita ainda que o segmento de educação é “privilegiado”: para ele, o mercado de trabalho impõe a necessidade de qualificação. Portanto, vai crescer apesar do tempo ruim.

Parece otimismo? Talvez. Mas dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) realmente indicam um crescimento do faturamento do setor de franquias entre 7,5 e 9% em 2015. São números que ultrapassam os demais setores da economia brasileira. E dentre os destaques com maior crescimento dentro do setor de franquias, estão os negócios relacionados à educação e treinamentos.

Realmente, analistas de mercado apontam que em um cenário econômico adverso, muitos profissionais buscam formas de se diferenciar. E é claro que aprender um novo idioma, como é o que oferece a inFlux, é uma forma atraente de diferenciação nesse cenário. Mas há também casos mais sombrios, como o de pessoas que simplesmente decidem sair do país por não suportarem a crise.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!