Delícias em franquia

A primeira loja da Sodiê, de 20 metros quadrados, criada por Cleusa Maria da Silva, para vender bolos, foi aberta em 1997, com um capital que hoje representaria cerca de R$ 5 mil reais.

A expansão do negócio começou dez anos depois da inauguração motivada por um amigo e cliente que passava na loja, em Salto, para comprar bolo e levar para São Paulo para a esposa e a filha. Até que um dia ele questionou: “Por que você não monta uma loja em São Paulo?”  

Questionada no sábado, na segunda-feira, Cleusa entrou em um ônibus e foi até São Paulo para entender sobre o assunto na sede da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Menos de dois anos depois, a Sodiê já tinha 50 lojas na capital do estado.

Conversamos com Cleusa Maria da Silva, presidente da Sodiê, para saber mais sobre essa história fascinante e conhecer a relação da marca com seus franqueados. Confira.

Mapa das Franquias: Qual o grande diferencial da marca? No que ele beneficia o consumidor e como isso afeta positivamente o franqueado?

Cleusa Maria da Silva: O grande diferencial da marca é o sabor e a qualidade. O desafio é o de manter esse produto padronizado no Brasil todo. O nosso consumidor sabe que ele vai comer o mesmo bolo em qualquer loja do Brasil, com a mesma qualidade e sabor. 

Sobre o franqueado ele é diretamente impactado, porque ele tem que seguir regras e normas rígidas para não sair da padronização. Isso implica em treinamento constante, uso de produtos homologados, porque com crise ou sem crise, ninguém pode trocar o leite condensado, e a cobrança é constante. 

O trabalho é feito por uma equipe de consultores que visita as lojas periodicamente, sem avisar. Quando encontro alguma irregularidade, ela procura evitar o conflito direto com o franqueado, deixando o trabalho de cobrança para o consultor. Ela diz que o segredo do sucesso da franquia é o relacionamento.

Mapa das Franquias: Quem são os principais concorrentes da Sodiê?

Cleusa Maria da Silva: Os principais concorrentes são as boleiras de bairro, as padarias e os comércios de bolos regionais.

Mapa das Franquias: Quais os modelos de loja existentes atualmente?

Cleusa Maria da Silva: Temos a loja de rua com no mínimo 150m2 e os quiosques, que são pdvs.

Mapa das Franquias: Qual o perfil ideal do franqueado?

Cleusa Maria da Silva: Uma pessoa que esteja disposta a se dedicar ao negócio, estar atrás do balcão e atender com amor cada cliente.

Mapa das Franquias: Como é o treinamento oferecido ao franqueado?

Cleusa Maria da Silva: Estamos inaugurando este mês o nosso Centro de Treinamento. Este local fica na Zona Leste de São Paulo e será uma escola de treinamento tanto para aprender a fazer o bolo, como para aprimorar o atendimento, dar ensinamentos de como manter a empresa saudável financeiramente, enfim, é uma escola Sodiê.

Mapa das Franquias: Como é feito o acompanhamento no dia a dia da rede? A consultoria de campo acompanha os franqueados? Como é feito esse suporte?

Cleusa Maria da Silva: Temos uma equipe de consultores que visitam regularmente as lojas. Podem ser visitas surpresas como visitas agendadas.

Mapa das Franquias: A marca possui fornecedores homologados? 

Cleusa Maria da Silva: Sim, temos diversos produtos homologados.

Mapa das Franquias: O franqueado tem liberdade de criar bolos ou outros alimentos customizados?

Cleusa Maria da Silva: Não, o franqueado não tem a liberdade de criar bolos. O que pode ter de diferente nas lojas são docinhos.

Mapa das Franquias: Os produtos chegam prontos ao franqueado e ele só monta os bolos? Ou existe produção nas unidades?

Cleusa Maria da Silva: Cada franqueado tem uma cozinha e faz a produção dos bolos.

Mapa das Franquias: Qual a rentabilidade do investimento na franquia?

Cleusa Maria da Silva: 15%

Mapa das Franquias: Quais os planos de expansão para 2018/2019 e quais as melhores praças para crescer?

Cleusa Maria da Silva: Queremos ampliar as lojas para as demais regiões do país, exceto a região Sudeste.