De metalúrgico a dono de franquia, hoje ele fatura R$ 10 milhões

Nascido em Bento Gonçalves (RS), o empreendedor Willian Tamara, 37 anos, trabalhou em diversos segmentos até se identificar com o ramo de franquias e se tornar dono da Doutor Sofá, líder nacional no segmento de limpeza e impermeabilização de estofados e que atualmente fatura R$ 10 milhões. Antes mesmo de completar 18 anos, Willian Tamara iniciou sua carreira em uma empresa de metalurgia, porém insatisfeito com sua realidade abriu sua primeira empresa, uma lan house, que na época era um negócio promissor.

Posteriormente, acompanhando as recorrentes mudanças de mercado, iniciou sua trajetória no franchising, em outra área, na função mais importante do segmento: a do franqueado. Gerenciou desde então sua própria unidade franqueada por mais de uma década, vivenciando todas as experiências agradáveis e desagradáveis que poderia experimentar. Com essa experiência, pôde identificar soluções e corrigir processos que mais tarde trariam grande satisfação aos seus franqueados.

Foi quando tomou uma decisão importante na sua vida, deixar de ser franqueado e seguir o caminho solo depois de tantos anos. Em 2013, morando em Joinville-SC, identificou uma área carente de bons profissionais no mercado, estabeleceu um método de divulgação, comprou sua primeira máquina e aprendeu com os próprios erros como trabalhar com excelência e qualidade. “Para realizar os primeiros serviços compramos uma máquina parcelada no cartão de crédito, lembro até hoje de todas as dificuldades vividas, o longo tempo que demorávamos para executar cada serviço e até os incidentes como um pulverizador que estourou no primeiro cliente atendido. Estávamos aprendendo”, conta Tamara.

Para iniciar a divulgação de acordo com as ideias que ele tinha em mente, ele procurou quem entendia do assunto, um amigo dono de agência de marketing digital que posteriormente veio a se tornar sócio da franquia, e ele preparou campanhas de divulgação que apenas no primeiro dia geraram 9 pedidos de orçamento. “Dia após dia fomos aprendendo, os clientes gostavam muito e sempre tínhamos retorno muito positivo”, relembra o fundador da Doutor Sofá, que poucos meses mais tarde vislumbrou o grande potencial no ramo de franquias e decidiu buscar profissionais da área que se tornaram sócios nessa jornada.

Seis anos depois e com ampla experiência no negócio, a sociedade é formada por pilares fortes de especialistas nas áreas operacional, marketing digital e franchising, tornando a empresa um sucesso que não para de crescer. “Eu posso dizer que é uma trajetória de muito orgulho! Eu amo o que faço, inclusive faço questão de participar dos treinamentos dos franqueados sempre que possível para conhecer cada um e ter certeza que estão juntos com a gente nessa empreitada”, conclui.