Dados crescimento franquias ALIMENTAÇÃO 2018 – Pesquisa ABF

A Associação Brasileira de Franchising - ABF - divulgou os dados de crescimento do setor no primeiro trimestre de 2018.

De acordo com os dados da ABF, o setor de alimentação teve um crescimento de 6,6% referente ao ano passado. O segmento encontra-se estável, reflexo do trabalho realizado pelas marcas na inserção de novos produtos, novos cardápios e no oferecimento de serviços diferenciados.

Sugestões de franquias:

-Tomatzo: Nascida em Brasília e fundada por dois jovens empreendedores, a Tomatzo é uma rede de fast food caseiro. Eles possuem um cardápio com opções rápidas, acessíveis e caseiras. No local, é possível montar sua combinação de arroz cremoso e massa, além das opções de deliciosas saladas, lasanhas e adicionais. Investimento inicial a partir de R$ 330 mil.

Tico’s Burger: rede de hamburguerias do interior paulista, onde a produção de todos os produtos servidos em cada unidade é feita diretamente na cozinha industrial da rede, desde hambúrgueres até os molhos. Tem pretensão de expansão para todos o estado de São Paulo. Investimento total a partir de R$ 420 mil.

Bubble Mix Tea: Empresa especializada no preparo do bubble tea, uma bebida de origem Taiwanesa que possibilita uma combinação exclusiva de chás, café, cremes, essências de frutas, pérolas de tapioca e Jellys. A rede conta atualmente com 14 unidades e tem como foco para os próximos meses, a expansão para os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Cheirin Bão: Criada em 2014, a rede de franquias Empório Mineiro Cheirin Bão tem como objetivo popularizar o consumo de café especial no Brasil e levar o gosto caipira para grandes centros urbanos através de seu modelo de negócio de franquia. Investimento inicial para quiosques: R$ 79 mil.

MULTIMARCAS E MULTI-FRANQUEADOS:De acordo com o dados da ABF, 1/3 das lojas franqueadas é de multi-franqueados. 23% dos multi-franqueados oferecem serviço + produto. É uma tendência! A estimativa é que cresça. Com relação às multimarcas, os empreendedores estão apostando em mais de um negócio para diversificar riscos. Houve um salto de 38% em 2016 para 54% em 2018. 

Sugestões de personagens:

Tomatzo: José Lauro, 35 anos, formado em administração, é o franqueado que trouxe a marca para a capital – está abrindo a primeira, de sete que serão inauguradas na capital. O empresário está abrindo a primeira unidade da Tomatzo no Shopping Metrô Santa Cruz.

– Bubble Mix Tea: Marco Zanardini, trabalhou durante anos como consultor de empresas e em 2017, decidiu mudar de área, e então abriu sua primeira unidade da Bubble Mix Tea. Hoje em dia, Marco está com 4 unidades abertas no sul do país, duas em Curitiba e duas em Santa Catarina.

LOJAS EM LOCAIS ALTERNATIVOS:

Dados mostram que Franquias estão inserindo lojas em supermercados, clubes, universidades em vez de lojas tradicionais de rua e shopping. Em supermercados: passou de 3% de presença em 2017, para 4% em 2018 e em outros, como universidades, clubes, passou de 1% para 3%.

– Bubble Mix Tea: Rede de híbrida especializada no preparo do bubble tea, bebida de origem Taiwanesa que possibilita uma combinação exclusiva de chás, café, cremes. Apostam em inaugurações em locais alternativos, entre as 14 unidades da rede, 5 encontra-se em supermercados.