CRM Líquor é primeira franquia para diagnóstico de doenças do Sistema Nervoso

O médico patologista clínico Dr. Rene Pimenta, especialista em coleta e análise do líquido cefalorraqueano, também conhecido como líquor, decidiu compartilhar a experiência prática de mais de 30 anos na área com a criação do CRM Líquor, rede de franquias especializadas neste tipo de exame. O laboratório hoje é parceiro de cerca de 40 hospitais e atende centenas de médicos. Com 4 unidades próprias, desde 2017 oferece um modelo de franquia para os médicos neurologistas e patologistas que precisam do exame como ferramenta auxiliar na prática da neurologia e que geralmente não contam com um laboratório especializado próximo para auxiliá-los.

A percepção da falta de experiência e treinamento médico nesse segmento e a importância do exame para o diagnóstico e tratamento correto de doenças neurológicas importantes – como meningites, encefalites, doenças desmielinizantes (esclerose múltipla e outras), Alzheimer e outras doenças degenerativas, entre outras – fizeram com que o médico tomasse gosto pelo o que começou como uma residência médica, ainda na Escola Paulista de Medicina. “Trabalhei nos maiores laboratórios de líquor e passei a atender em grandes hospitais que possuem esse serviço terceirizado para fazer a punção e análise do líquor para o diagnóstico correto. Ali, vi um caminho de expandir esse exame para hospitais também de regiões periféricas da capital e da Grande São Paulo, Guarulhos e no ABC, além de outros estados do país”, conta o Dr. Rene. A proposta é levar o que há de mais moderno nesse tipo de serviço médico por meio de franqueados CRM Líquor.

A afinidade com a área da saúde vem de família. O pai do Dr. Rene Pimenta era técnico de laboratório na época em que o então adolescente e visionário médico estudava à noite em escola pública para poder trabalhar e ajudar em casa. Apesar das dificuldades, isso não o impediu de realizar o desejo de ser médico pela Escola Paulista de Medicina. “As dificuldades sempre existiram, mas nada que me impedissem de desistir do meu sonho. Tive muita ajuda da família e principalmente do meu pai, que tinha três empregos para custear todos meus estudos”, afirma.

Em 1986, o ano seguinte à conclusão da residência médica em neurologia, a veia empreendedora começou a florescer com a fundação de seu primeiro laboratório dedicado à punção de líquor, à época nomeado Neurolabor. A dedicação aos estudos e a habilidade prática, em 1988, fizeram com que Rene iniciasse o atendimento especializado em líquor para a Zona Norte, cidade de Guarulhos e o ABC. Hoje, com o nome CRM Líquor, a rede possui unidades próprias em diversos locais da Grande São Paulo e na própria capital, além de franquias em Brasília e na Paraíba. Atualmente, por meio dos seis laboratórios em operação, a rede realiza cerca de 800 exames altamente especializados todos os meses a um ticket-médio de R$ 700,00.

“Ser uma franquia é o caminho mais rápido e barato para um médico adquirir conhecimento especializado, ter o treinamento com uma equipe experiente e de dominar o mercado de exame de líquor na região em que ele atua”, pontua o Dr. Rene.

Para trabalhar com a marca CRM Líquor, o candidato precisa ser médico com formação em neurologia, neurocirurgia, infectologia ou patologia clínica. Com investimento inicial a partir de R$ 100 mil, de acordo com o idealizador do CRM Líquor, o faturamento vai depender do potencial da região e do volume de exames, mas pode chegar a um valor superior a R$ 110 mil mês.

“Há demanda e é preciso que a área médica entenda essa necessidade de diagnóstico ágil e preciso, além da centralização do processo em um local especializado, como acontece em outros países. Nos EUA e Europa é assim, os médicos coletam o exame e enviam para um local dedicado a esse trabalho. O custo é menor e a qualidade é garantida”, finaliza Rene Pimenta.