Criador de varal eletrônico comanda rede de consultoria em serviços para lavanderia

Ex-taxista e empresário de dois empreendimentos que acabaram não dando certo, Williams Duarte colhe hoje os frutos de um negócio bem sucedido: a Só Varais – franquia que presta serviço de consultoria, o que inclui venda, manutenção e instalação de varais. A rede que foi criada a partir da necessidade do próprio Williams de ter um varal prático e moderno em sua área de serviço, atende cerca de 500 clientes e produz 700 varais por mês. Com planos de expansão para todo o país, a Só Varais pretende alcançar 13 unidades até o final do ano.

Ainda novo, com 22 anos, Williams foi dono de uma boate, mas que acabou não prosperando por falta de maturidade. Seu segundo negócio, um mini mercado, rendeu lucros, mas precisou ser fechado devido à um assalto traumático. Apesar de não darem certo, as duas tentativas não fizeram o empresário desistir, ele ainda tinha o sonho de ver seu próprio negócio prosperar. Enquanto a oportunidade não acontecia, Williams foi exercer a atividade de taxista, na qual trabalhou por 15 anos.

Tudo começou a mudar em 1996, ano em que ele teve a grande ideia que resultou na Só Varais. Sem encontrar no mercado um varal para secagem de roupas, que atendesse às suas necessidades, resolveu criar o próprio modelo. Ainda taxista, ele dividia o seu tempo com a produção do produto. Com a ajuda de um técnico em eletro-eletrônica, Williams desenvolveu um varal totalmente diferente daqueles que existiam no mercado. Com acionamento através de um sistema eletrônico, o modelo é de fácil manuseio, basta apertar um botão que ele sobe, desce e para na altura desejada, não sendo necessário fazer algum tipo de esforço. Inédito no Brasil, o produto inicialmente, era destinado às pessoas com restrições de movimento e com o tempo logo caiu no gosto da maioria das pessoas.

Com a criação do varal, Williams decidiu abrir uma empresa de consultoria para serviços e produtos de secagem de roupas.  Ele vendeu o carro que utilizava para trabalhar e com R$ 35 mil fundou a Só Varais.

Através dela, Williams introduziu um novo conceito para o setor de lavanderias, varal deixou de ser vendido apenas em lojas de construção e a oferta de modelos passou a ser maior. “Antigamente a oferta era muito pequena, quase não tínhamos muitos modelos de varais. Os poucos que encontrávamos só eram vendidos em lojas de construção”, explica Williams. Hoje é possível escolher entre diversos modelos, de acordo com o tamanho da lavanderia, a necessidade do cliente e não é necessário ter que se deslocar até a loja, a compra pode ser feita, inclusive, pela internet. O consumidor também não precisa ter o trabalho de instalar o produto, pois a Só Varais realiza a instalação. “Comercializamos mais de 30 modelos de varais exclusivos, todos de produção própria”.  O modelo de varal que ele mesmo desenvolveu, o Nina, e hoje é um dos mais procurados.

Ao instalar um varal, a Só Varais toma todos os cuidados necessários para  prevenir possíveis acidentes e não danificar tetos e paredes, seus técnicos tomam todas as medidas preventivas. “Prestamos um serviço focado principalmente na qualidade da instalação do varal, indicando o produto certo para cada necessidade e preservando sempre a estética e o espaço em que o produto será instalado”, declara Duarte.

É com este know-how que a Só Varais está no mercado há mais de 20 anos e opera desde 2015 por meio de franquias. “Quero levar este novo conceito à todas as regiões do país”, conclui Williams.

Um dos principais motivos da rede crescer 15% ao ano, segundo o fundador da rede, é, principalmente, o foco nas necessidades do cliente. Ouvir o cliente  ajudou Williams a direcionar melhor o marketing e a desenvolver novos produtos.

Vantagens ao franqueado

A Só Varais tem inúmeras vantagens para quem deseja se tornar um franqueado, entre elas a taxa de franquia de apenas R$ 20 mil. Além do pioneirismo por ser a única franquia no segmento de varais e de comercializar produtos exclusivos, o franqueado da Só Varais não precisa trabalhar de final de semana. Ele também economiza no ponto comercial, já que não é necessária a abertura de loja física, apenas um escritório. Outras vantagens da marca são o valor de investimento estipulado pela franqueadora que é real, e o lucro médio mensal de até R$ 18 mil. O investimento inicial é de R$ 98.912,00.

A franqueadora auxilia o franqueado em todos os processos e oferece fornecedores homologados, gestão da loja e treinamentos, assessoria na escolha do território de atuação, na negociação do ponto comercial e na implantação da unidade, além de treinamentos para capacitação e reciclagem.