Conversão de bandeira faz parte da estratégia de crescimento da rede Ortoplan

Profissionais de odontologia, atenção! Que tal profissionalizar a gestão da sua clínica particular e ganhar o respaldo de uma franqueadora forte e sólida no mercado para transformar seu negócio próprio? Essa é a proposta da ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas, considerada uma das principais redes de clínicas odontológicas do país, com mais de 20 anos de história e expertise.

A marca segue plano de expansão, que prevê abertura de pelo menos 30 unidades em 2019 para chegar à marca de 65 clínicas em operação. Uma das estratégias para alcançar essa meta é a chamada conversão de bandeira, ou seja, transformar uma clínica particular já existente em unidade ORTOPLAN. O investimento, no caso da conversão de bandeira, varia de R$ 25 mil a R$ 50 mil, de acordo com Faisal Ismail, presidente da ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas. “Percebemos que os dentistas que têm suas clínicas acabam, em algum momento, buscando uma rede de franquias a fim de ter, principalmente, o respaldo sob o ponto de vista da gestão do negócio. Faz todo sentido, então, incluir a conversão de bandeiras nossa estratégia de crescimento”, avalia.

O proprietário da clínica precisará fazer algumas adaptações pontuais ao modelo de negócios da franquia, que adotou um novo posicionamento no início de 2019: o Ortoplan For You. Disruptivo, o novo conceito permite ao franqueado aprovado pela marca customizar sua franquia. As mudanças promovidas foram estrategicamente estudadas e visam atender uma necessidade de mercado verificada pela franqueadora nos últimos dois anos.

O executivo adianta que os parâmetros para controle de qualidade, segurança e gestão do negócio estão mantidos. No entanto, o profissional de odontologia que tiver perfil para se tornar franqueado ORTOPLAN For You poderá promover algumas mudanças. Foram flexibilizadas escolhas como: tamanho da clínica, cores utilizadas para decoração, tipo de mobiliário, estilo de fachada, entre outros aspectos passíveis de personalização. “Usando o bom senso é possível negociar outras adaptações. Além disso, passamos a utilizar o nome do profissional na fachada da clínica. Essa é uma importante maneira de aproximação com o público a ser atendido, tanto para uma nova franquia quanto para modelo de conversão de bandeira”, analisa Ismail.

Outro ponto interessante é que os royalties passam a ser escalonáveis e quanto melhor o desempenho da franquia, menor é o valor a ser pago.

Atualmente, a ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas contabiliza 35 franquias em atividades. Para 2019, a meta é chegar a 65 unidades em operação, com prioridade de expansão pelo estado do Paraná, tanto na capital Curitiba quanto em cidades com mais de 35 mil habitantes; pelos estados do Nordeste, também com prioridade para as capitais, e municípios do interior do estado de São Paulo.