Consultor dá dicas para avaliar o treinamento de uma franquia

O treinamento oferecido por uma rede de franquias é tão importante quanto o faturamento prometido por ela, embora às vezes esse ponto seja negligenciado por algumas redes pouco estruturadas. É o que explica o diretor da Cherto Atco, Américo José da Silva Filho. 

Responsável pelo segmento de educação corporativa da Cherto, Américo conversou com o Mapa das Franquias para explicar alguns pontos importantes que devem ser observados no treinamento de uma rede de franquias antes de assinar o contrato.

“Muita gente que compra uma franquia não tem conhecimento nenhum. São pessoas que muitas vezes trabalharam por muitos anos como funcionários, dentro de uma empresa, como empregado, e de repente ele vira dono.  A franqueadora ela tem que tomar muito cuidado com isso”, explica o consultor em educação corporativa da Cherto Atco.

Ele explica que, ao adquirir uma franquia, o futuro franqueado está “emocionalmente frágil” e então, “vai para um treinamento onde tudo é lindo, porque só entra em contato com o lado bonito da coisa”, conta o especialista ao se referir a processos de treinamento pouco estruturados. Com isso, “a relação começa a ser prejudicada quando o franqueado vai para o dia-a-dia e percebe que tem um monte de coisas que não falaram para ele”.

“O treinamento acaba falhando porque não existe processo, e como não existe processo, a franquia acaba falando muito sobre marca, marketing, consumidor, e se esquece de falar sobre o dia-a-dia da operação. Ou seja, fica muito voltado para o aspecto comportamental e muito pouco para o  aspecto técnico”, revela. Com isso, é comum o franqueado não saber sobre os gargalos da operação e como lidar com determinadas situações, solicitando auxílio constantemente.

“A franquia é um clone, por isso tem que pegar o que esta funcionando e explicar para a outra pessoa que vai operar esse clone. Além disso, ela tem que ter pré-requisitos na hora de aceitar franqueados, como o perfil dessas pessoas, se mais técnico ou não”, lembra Américo ao ressaltar que é responsabilidade da franqueadora verificar esses aspectos antes de fechar o contrato.

Caso isso não tenha sido verificado, o franqueado pode exigir legalmente esse treinamento, mas é de extrema importância que a qualidade do treinamento oferecido pela rede seja observado antes do fechamento do contrato, junto com a parte financeira.

“Por isso que é importante antes de adquirir uma franquia conversar com outros franqueados. Nessa conversa é preciso perguntar, além do resultado financeiro da operação, quais são os treinamentos que a rede oferece”, explica.

Veja abaixo algumas perguntas que Américo aconselha a serem feitas sobre o treinamento antes de assinar o contrato de franquias:

  • Quais são os treinamentos que a rede oferece?
  • A franquia tem alguma plataforma de treinamento? Ela oferece treinamento presencial? 
  • O consultor de campo quando está habilitado pra treinar minha equipe? 
  • Há treinamento constante quanto ao lançamento de produtos? 
  • Em relação à operação financeira, há equipamentos que ensinem realmente a analisar um Demonstrativo de Resultados?
  • Alguém ensina quais são os pontos críticos da operação para se preocupar e ficar atento? 

“Todas essas coisas têm que ser avaliadas. Muitas vezes  o franqueado avalia só o financeiro, mas o treinamento é tão importante quanto, porque é ele que vai assegurar a operação”.

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