Comparar sushi com pet shop? É possível, com ajuda de um especialista

Pizza delivery, entregadores de bicicleta, aulas de inglês… Como comparar e colocar na balança coisas tão distintas? Parece uma proposta absurda, ou uma brincadeira meio nonsense, mas é isso mesmo que você terá que fazer ao analisar diversas franquias para escolher em qual investir.

Mas calma. O especialista Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise, dá algumas dicas preciosas para quem se vê diante dessa situação.

Rizzo é um dos fundadores da Associação Brasileira de Franquias (ABF) e especialista em estruturação de organizações franqueadoras e suas redes. Sua experiência inclui mais de cem organizações nacionais e multinacionais. Confira suas dicas:

Em primeiro lugar, avaliar comparativamente franquias é fundamental para atender a três necessidades:
– um bom nível de segurança;
– se encaixar no seu perfil de investimento e
– combinar com seu perfil. Se você não se identifica com aquilo, esqueça.

O que todas essas franquias diferentes têm em comum?
A legislação que as rege é a mesma e determina que todo o franqueador forneça a COF (Circular de Oferta de Franquias) candidato. Esse documento permite que o interessado conheça a operação do franqueador. Nele constam informações como histórico da empresa, exigências de perfil do franqueado, contratos, formato da franquia, investimentos necessários, estimativas de retorno do investimento e lista de franqueados, entre outras.

“A COF estabelece com clareza o que as partes devem esperar uma da outra, evitando frustrações e conflitos futuros”, diz Rizzo. E mais:
Antes de fechar negócio, faça um quadro comparativo com informações de três ou quatro redes

Rizzo aponta ainda que “existem doze pontos chave para avaliar comparativamente franquias, mesmo que de diferentes setores:
– O primeiro é o investimento inicial necessário para a aquisição, implantação e entrada em operação da franquia.
– O segundo é o valor das taxas cobradas pela franqueadora.
– O terceiro é o investimento com instalações, equipamentos e estoque, por exemplo.
– O quarto é sobre possíveis pendências judiciais do franqueador.”

Vale ressaltar: “a clareza na descrição da franquia e das atividades que serão desempenhadas pelo franqueado e o perfil do candidato também são pontos importantes”.

Verifique também se há exclusividade ou preferência sobre determinado território de atuação.

Será que existe a possibilidade de vender ou prestar serviços fora do território?
Com a relação de franqueados atuais, Rizzo recomenda que se “avalie a rede de empreendedores, inclusive os que saíram da franquiaCompare também o suporte oferecido como orientação”, diz o especialista: “Treinamento do franqueado e dos funcionários, manuais da franquia, auxílio na análise e escolha do ponto e das instalações”.

Fique atento também quanto à obrigação de “adquirir bens, serviços ou insumos necessários à implantação, operação ou administração de fornecedores indicados”.

Por fim, destaca: “a situação da marca no INPI e a situação do franqueado após a expiração do contrato de franquia, em relação a venda do negócio ou desistência, também são fatores comparativos”.

Com isso em mente, você já pode comparar franquias completamente diferentes e tomar a melhor decisão. Boa sorte e bons negócios!

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito